Marketing para advogados: aumente a percepção do valor

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Não é comum, mas precisa ser. Marketing para advogados é uma necessidade de todo e qualquer escritório que queira crescer dentro de um mercado abarrotado de concorrentes. Porém como fazer isso, se você não entende nada do assunto?

Pode ficar tranquilo, pois este texto está aqui para te ajudar a ser o seu próprio marqueteiro. As dicas são várias e vão desde mudanças dentro do próprio local de trabalho até publicidades mais elaboradas e que são certeza de bons resultados.

Confira, a seguir, 8 dicas de marketing para advogados e transforme o seu escritório de advocacia no mais procurado da cidade e região em que trabalha!

1. Tenha uma marca

Provavelmente, isso já é algo que você pensou para o seu escritório. Mesmo assim, é preciso analisar se fez o certo. A marca é muito importante e ela vai além do seu sobrenome escrito em uma placa na porta. É preciso pensar em cores, estilos de fontes, a ambientação do local, decoração, design de cartões e uma série de outras necessidades.

Para conseguir isso tudo, conte com auxílio profissional de alguém do ramo da publicidade. Como você não é formado nem entende muito da área, é bom ter algum especialista junto na construção da marca e do espaço de trabalho.

2. Foque no cliente

Essa dica não é útil apenas ao marketing para advogados, mas é uma recomendação para profissionais de qualquer área. É preciso que o seu trabalho seja focado no cliente, contudo como fazer isso? É simples, basta organização e dedicação.

Tudo que você fizer dentro do escritório necessita do aval do cliente. Ou seja, ao atender uma pessoa, converse com ela sobre o que achou do local, se está aconchegante, o que precisa melhorar ou mudar, se os valores estão justos ou se ela pensa que o serviço está caro demais.

Faça essa pesquisa por diversos meios, não só ao atender pessoalmente. A internet, e-mail, redes sociais e até o telefone estão aí para melhorar a relação com o consumidor. Com isso, ele vai se achar importante e dará mais valor ao seu trabalho.

3. Crie uma boa base de dados

Sempre que conversar com uma pessoa, como você viu no tópico acima, é bom guardar essas informações em softwares especializados. Contrate um que o atenda perfeitamente e insira nele todos os dados que tiver a respeito do cliente.

Isso vai ajudar a criar opções de marketing mais incisivas e bem elaboradas. Se a maior parte das pessoas que atende tem problemas com pensão alimentícia, por exemplo, você pode escrever artigos, dar palestras, ter um blog e fazer propagandas do seu escritório a partir dessa necessidade. Só com uma boa base de dados é possível ter essas informações de forma individual e coletiva.

4. Seja honesto

Quando alguém vai a um advogado, quer saber as chances reais de ter aquele problema solucionado. Não enrole o seu cliente ou finja que está tudo bem. Uma hora ele vai descobrir e nunca mais voltará ao seu escritório. Pior, pode até comentar sobre a sua atitude com colegas, amigos e familiares e fazer você perder possíveis contratos.

Ao ser honesto e sincero, a pessoa passa a confiar mais no seu trabalho e, com isso, pode te indicar para esses conhecidos mais próximos.

5. Dialogue corretamente

O relacionamento é a base do marketing bem-feito, o que gera resultados de fato. Para isso, você precisa prestar um excelente atendimento. Converse de uma forma que o cliente entenda, não precisa aplicar todo o seu “juridiquês” em uma pessoa que não vai absorver esse vocabulário. Seja atencioso, paciente, mostre que está ali porque quer e vai ajudar a resolver os problemas da melhor forma possível.

Esse tipo de relação mais próxima e educada é a chave para fidelizar os clientes antigos e conquistar novos. Esteja bastante atento a isso!

6. Invista em uma assessoria de imprensa

Todo bom advogado precisa aparecer, ser visto, notado, tratado como uma verdadeira autoridade. Para conseguir isso, é necessário que ele dê entrevistas, escreva artigos para jornais, publique vídeos e outros conteúdos com dicas nas redes sociais.

Quase todo esse trabalho pode ser facilitado se você contratar uma empresa de assessoria de imprensa. Ela vai fazer o meio de campo entre o seu escritório e os meios de comunicação, além de administrar suas páginas nas redes sociais. Isso facilita a sua aparição nesses veículos e te faz ficar mais conhecido e reconhecido na região em que trabalha.

7. Tenha um site e um blog próprio

O ambiente digital é cada vez mais necessário e uma das principais formas de publicidade que existem atualmente é o chamado inbound marketing. Para conseguir aplicar boas estratégias nesse tipo de divulgação, é preciso que você tenha um site e um blog muito bem-feito, organizado e com alta usabilidade.

Crie textos e demais conteúdos no seu blog semanalmente e divulgue os textos nas suas redes sociais. Faça com que essas dicas e artigos rodem o universo da web e as pessoas utilizem as suas palavras como referência para mudar a vida delas.

O discurso de autoridade é a principal forma de propaganda que um advogado pode ter, use e abuse dele com muita responsabilidade.

Já o site vai ser utilizado para que os possíveis clientes entrem em contato, conheçam melhor seu escritório, recebam seus textos por e-mail, marquem reuniões e visitas, entre outras possibilidades.

8. Aja sempre com responsabilidade social

Assim como você precisa ter uma imagem positiva nos meios de comunicação e digitais, é necessário também ter esse reconhecimento na vida real. Busque mostrar para os habitantes da sua cidade que é uma pessoa responsável, trabalhadora, séria, preocupada com o bem-estar social.

Uma das formas para que isso aconteça é sempre estar presente em situações e eventos que melhorem a vida das pessoas do município que mora. Seja patrocinar uma feira sobre sustentabilidade, participar de campanhas contra a fome, ou apoiar projetos de lei que sejam do interesse da população.

Todas essas dicas são possibilidades que vão aumentar o número de clientes fidelizados ao seu escritório. Claro que algumas delas são mais simples de serem implementadas do que outras. A orientação é que você faça aos poucos, uma de cada vez, até chegar ao nível máximo do marketing para advogados. Qualquer dúvida sobre o assunto, é só deixar o seu comentário aqui embaixo!

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