Conheça 4 maneiras de como melhorar a comunicação com o cliente

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O consumidor é um dos pilares do sucesso de qualquer negócio, não é mesmo? Sem ele, nenhuma empresa consegue se manter muito tempo no mercado. Por isso, investir em uma boa comunicação com o cliente deve fazer parte da estratégia de marketing de qualquer escritório que queira se destacar no meio da concorrência.

Devemos ressaltar que a comunicação é uma via de mão dupla e não se limita apenas ao ato de falar. É preciso saber transmitir e receber informações, de forma que seja possível responder de maneira satisfatória a tudo aquilo que foi realmente solicitado. 

Quer aprender como melhorar a comunicação e estreitar o relacionamento com seus clientes? Então, continue com a gente e veja 4 dicas para aumentar suas chances de sucesso!

1. Aprenda a importância de estreitar o relacionamento com o cliente

O mercado está cada vez mais competitivo. Assim, fisgar o cliente deixou de ser uma opção e tornou-se uma obrigação. Para isso, interagir e se aproximar de seus clientes e parceiros é fundamental para o reconhecimento do seu escritório no núcleo corporativo.

As pessoas têm o costume de valorizar e priorizar os negócios em que se sentem importantes. Os caminhos para se aproximar do consumidor incluem prestar um bom atendimento, caprichar no tratamento e travar uma comunicação eficiente. Com isso, é possível fidelizar o cliente e torná-lo um ótimo parceiro de negócios.

Nesse sentido, ter um diálogo com o seu público é fundamental para o desenvolvimento da sua empresa. Estabelecer uma comunicação efetiva poderá ajudar a resolver muitos conflitos. Entre eles, podemos incluir aquelas situações em que o consumidor está irritado ou decepcionado em razão de algo que não tenha saído como o planejado.

2. Conheça as melhores formas de atingir essa aproximação

Reconhecer a importância da comunicação com o cliente do seu escritório é apenas o ponto de partida. Agora, é hora de colocar a mão na massa e estabelecer canais para se comunicar. Dessa forma, você e sua equipe ficarão cientes das necessidades e objetivos daqueles que são ou poderão vir a ser clientes do seu negócio.

Para tanto, vamos lhe mostrar como adotar, de maneira funcional, 2 ferramentas comuns no mercado atual. Acompanhe:

Central de atendimento 

Esse canal de comunicação facilita o tratamento de qualquer demanda necessária para o desenvolvimento da sua empresa, incluindo:

  • reclamações;
  • sugestões;
  • informações;
  • esclarecimento de dúvidas.

Além disso, ele ainda é útil para atualizar preços e promoções ou informar qualquer mudança que deva ser passada ao cliente. Uma boa solução é investir na criação ou implementação de uma equipe de call center.

Pesquisa de opinião 

O objetivo desse levantamento é entender como o seu consumidor percebe os produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio. Tal pesquisa permite mensurar, a partir de dados estatísticos, o índice de satisfação do cliente com a sua empresa.

Essa ferramenta também pode ser usada antes de atualizar ou lançar um novo produto, com intuito de desenvolver estratégias e analisar a concorrência. Assim, as ações do seu escritório podem ser planejadas para que sejam eficazes e facilitem a resolução das necessidades daqueles que são seu público-alvo.

3. Melhore a comunicação com o cliente

Agora, vamos lhe ajudar a empregar uma comunicação adequada com os seus clientes. Para conquistar melhorias imediatas, veja algumas orientações:

Saiba o que falar

A insegurança é um problema que precisa ser sanado, pois prejudica a comunicação. Logo, é necessário saber de antemão o que vai ser dito ao cliente. Ao deter um conhecimento amplo sobre o tema, fica mais fácil transmitir credibilidade e, por consequência, confiança. 

Nessas horas, uma boa dica é evitar os achismos durante o discurso. Dessa forma, você não levanta dúvidas sobre a sua competência.

Tome cuidado com o vocabulário 

Ao conversar com o cliente, lembre-se de que é primordial demonstrar profissionalismo e seriedade. De tal modo, você deve estar atento ao uso correto dos vocabulários ao falar ou ao redigir um e-mail, por exemplo. Uma boa dica é evitar o uso de gírias, visando a tornar mais formal a comunicação com o cliente. 

Tenha objetividade

Ir direto ao ponto é fundamental para uma boa comunicação. Afinal, mesmo que você não se dê conta, o cliente percebe quando está sendo enrolado. Portanto, evite que ele fique irritado ou sem paciência para lhe ouvir. 

Ao ser objetivo, a relação com o consumidor fica mais próxima, uma vez que ele passa a sentir que está sendo valorizado e tendo a devida atenção em suas demandas.

4. Utilize a tecnologia na comunicação

A transformação digital tem revolucionado todas as áreas, inclusive a comunicação com os consumidores. Porém, mesmo com todas as inovações, algumas ferramentas tradicionais ainda são excelentes opções para entrar em contato com o cliente. 

Conheça algumas maneiras de chegar mais perto do seu público:

Mala direta

É uma opção um pouco mais cara do que o já conhecido e-mail. Contudo, possui a vantagem de atrair mais a atenção do cliente. Um bom exemplo de sua utilização é o envio de cartas ao consumidor sobre os lançamentos já agendados ou informativos.

Apresentações visuais

Durante as reuniões com o cliente, invista em uma interação dinâmica, atentando ao modo como a apresentação é elaborada. Por exemplo, quando forem utilizados slides, busque fazer com que eles sejam interessantes e visualmente agradáveis. Além disso, foque em reforçar pontos estratégicos sem que haja repetições exageradas.

Aplicativos de mensagem

A utilização de aplicativos como o Messeger e o WhatsApp são frequentes na comunicação com o consumidor. Lembre-se dessa ideia em casos de emergência, aqueles em que há necessidade de uma resposta rápida e simples. Porém, deixe que o próprio cliente sugira o uso dessa ferramenta.

Vídeos 

Apresentar vídeos com estudos de caso contendo depoimentos reais é uma forma de adicionar confiabilidade aos benefícios de um produto ou serviço oferecidos em sua empresa. 

Pronto! Agora você já conhece diversas formas de estreitar a comunicação com o cliente e impactar a lucratividade da sua empresa. Não se esqueça de que cada cliente fidelizado representa maior previsibilidade de dinheiro entrando em caixa. Dessa forma, investir na satisfação do consumidor é essencial para ter um futuro promissor.

Bom, agora que você já sabe mais sobre como melhorar o relacionamento com o cliente, que tal conhecer as vantagens de usar videoconferência em uma empresa? Não perca essa oportunidade!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts mais recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência no uso do site. Ao utilizar nosso site você reconhece que está de acordo com a nossa Política de privacidade.