O consumidor é um dos pilares do sucesso de qualquer negócio, não é mesmo? Sem ele, nenhuma empresa consegue se manter muito tempo no mercado. Por isso, investir em uma boa comunicação com o cliente deve fazer parte da estratégia de marketing de qualquer escritório que queira se destacar no meio da concorrência.
Devemos ressaltar que a comunicação é uma via de mão dupla e não se limita apenas ao ato de falar. É preciso saber transmitir e receber informações, de forma que seja possível responder de maneira satisfatória a tudo aquilo que foi realmente solicitado.
Quer aprender como melhorar a comunicação e estreitar o relacionamento com seus clientes? Então, continue com a gente e veja 4 dicas para aumentar suas chances de sucesso!
1. Aprenda a importância de estreitar o relacionamento com o cliente
O mercado está cada vez mais competitivo. Assim, fisgar o cliente deixou de ser uma opção e tornou-se uma obrigação. Para isso, interagir e se aproximar de seus clientes e parceiros é fundamental para o reconhecimento do seu escritório no núcleo corporativo.
As pessoas têm o costume de valorizar e priorizar os negócios em que se sentem importantes. Os caminhos para se aproximar do consumidor incluem prestar um bom atendimento, caprichar no tratamento e travar uma comunicação eficiente. Com isso, é possível fidelizar o cliente e torná-lo um ótimo parceiro de negócios.
Nesse sentido, ter um diálogo com o seu público é fundamental para o desenvolvimento da sua empresa. Estabelecer uma comunicação efetiva poderá ajudar a resolver muitos conflitos. Entre eles, podemos incluir aquelas situações em que o consumidor está irritado ou decepcionado em razão de algo que não tenha saído como o planejado.
2. Conheça as melhores formas de atingir essa aproximação
Reconhecer a importância da comunicação com o cliente do seu escritório é apenas o ponto de partida. Agora, é hora de colocar a mão na massa e estabelecer canais para se comunicar. Dessa forma, você e sua equipe ficarão cientes das necessidades e objetivos daqueles que são ou poderão vir a ser clientes do seu negócio.
Para tanto, vamos lhe mostrar como adotar, de maneira funcional, 2 ferramentas comuns no mercado atual. Acompanhe:
Central de atendimento
Esse canal de comunicação facilita o tratamento de qualquer demanda necessária para o desenvolvimento da sua empresa, incluindo:
- reclamações;
- sugestões;
- informações;
- esclarecimento de dúvidas.
Além disso, ele ainda é útil para atualizar preços e promoções ou informar qualquer mudança que deva ser passada ao cliente. Uma boa solução é investir na criação ou implementação de uma equipe de call center.
Pesquisa de opinião
O objetivo desse levantamento é entender como o seu consumidor percebe os produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio. Tal pesquisa permite mensurar, a partir de dados estatísticos, o índice de satisfação do cliente com a sua empresa.
Essa ferramenta também pode ser usada antes de atualizar ou lançar um novo produto, com intuito de desenvolver estratégias e analisar a concorrência. Assim, as ações do seu escritório podem ser planejadas para que sejam eficazes e facilitem a resolução das necessidades daqueles que são seu público-alvo.
3. Melhore a comunicação com o cliente
Agora, vamos lhe ajudar a empregar uma comunicação adequada com os seus clientes. Para conquistar melhorias imediatas, veja algumas orientações:
Saiba o que falar
A insegurança é um problema que precisa ser sanado, pois prejudica a comunicação. Logo, é necessário saber de antemão o que vai ser dito ao cliente. Ao deter um conhecimento amplo sobre o tema, fica mais fácil transmitir credibilidade e, por consequência, confiança.
Nessas horas, uma boa dica é evitar os achismos durante o discurso. Dessa forma, você não levanta dúvidas sobre a sua competência.
Tome cuidado com o vocabulário
Ao conversar com o cliente, lembre-se de que é primordial demonstrar profissionalismo e seriedade. De tal modo, você deve estar atento ao uso correto dos vocabulários ao falar ou ao redigir um e-mail, por exemplo. Uma boa dica é evitar o uso de gírias, visando a tornar mais formal a comunicação com o cliente.
Tenha objetividade
Ir direto ao ponto é fundamental para uma boa comunicação. Afinal, mesmo que você não se dê conta, o cliente percebe quando está sendo enrolado. Portanto, evite que ele fique irritado ou sem paciência para lhe ouvir.
Ao ser objetivo, a relação com o consumidor fica mais próxima, uma vez que ele passa a sentir que está sendo valorizado e tendo a devida atenção em suas demandas.
4. Utilize a tecnologia na comunicação
A transformação digital tem revolucionado todas as áreas, inclusive a comunicação com os consumidores. Porém, mesmo com todas as inovações, algumas ferramentas tradicionais ainda são excelentes opções para entrar em contato com o cliente.
Conheça algumas maneiras de chegar mais perto do seu público:
Mala direta
É uma opção um pouco mais cara do que o já conhecido e-mail. Contudo, possui a vantagem de atrair mais a atenção do cliente. Um bom exemplo de sua utilização é o envio de cartas ao consumidor sobre os lançamentos já agendados ou informativos.
Apresentações visuais
Durante as reuniões com o cliente, invista em uma interação dinâmica, atentando ao modo como a apresentação é elaborada. Por exemplo, quando forem utilizados slides, busque fazer com que eles sejam interessantes e visualmente agradáveis. Além disso, foque em reforçar pontos estratégicos sem que haja repetições exageradas.
Aplicativos de mensagem
A utilização de aplicativos como o Messeger e o WhatsApp são frequentes na comunicação com o consumidor. Lembre-se dessa ideia em casos de emergência, aqueles em que há necessidade de uma resposta rápida e simples. Porém, deixe que o próprio cliente sugira o uso dessa ferramenta.
Vídeos
Apresentar vídeos com estudos de caso contendo depoimentos reais é uma forma de adicionar confiabilidade aos benefícios de um produto ou serviço oferecidos em sua empresa.
Pronto! Agora você já conhece diversas formas de estreitar a comunicação com o cliente e impactar a lucratividade da sua empresa. Não se esqueça de que cada cliente fidelizado representa maior previsibilidade de dinheiro entrando em caixa. Dessa forma, investir na satisfação do consumidor é essencial para ter um futuro promissor.
Bom, agora que você já sabe mais sobre como melhorar o relacionamento com o cliente, que tal conhecer as vantagens de usar videoconferência em uma empresa? Não perca essa oportunidade!