4 dicas práticas para motivar sua equipe de trabalho

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Motivar a equipe de trabalho é essencial para que os colaboradores permaneçam constantemente dedicados às suas funções. Garantir que os funcionários estejam contentes e comprometidos melhora os frutos que cada um gera para o negócio.

Muitos gestores subestimam os efeitos que a insatisfação do colaborador com a empresa tem em seu desempenho final. No entanto, quando o funcionário se sente desmotivado, passa a trabalhar de maneira desalinhada e improdutiva.

Porém, quando ele é parte integrante do time e sabe que tem importância para o negócio, dedica-se para trazer resultados. Mas afinal, como manter minha equipe de trabalho motivada e adquirir os benefícios que isso traz? Continue conosco, pois preparamos uma lista com as atitudes necessárias para conseguir o feito!

Como motivar sua equipe de trabalho?

Valorizar o funcionário é a melhor maneira de aumentar a eficiência da produção. Implantando estratégias para manter o time sempre integrado aos princípios da empresa você garante que as tarefas pertinentes à rotina estão sendo executadas com qualidade e alinhamento aos objetivos da organização. Mas afinal, como posso motivar minha equipe de trabalho? Vamos lhe ajudar nessa tarefa. Confira a seguir!

1. Conheça os membros da sua equipe

Cada colaborador tem características únicas, que precisam ser compreendidas e trabalhadas. Com isso, é possível extrair o melhor de cada pessoa, desenvolvendo suas habilidades e corrigindo possíveis problemas que possam afetar o desempenho.

Quando o colaborador tem seu perfil compreendido e explorado adequadamente, evolui e passa a se dedicar mais, sabendo que suas características individuais têm valor e podem ser reconhecidas.

Desse modo, muda-se o paradigma da relação entre o profissional e a empresa. Em vez de sentir que deve fazer apenas atividades específicas e ter qualidades pré-estabelecidas, o funcionário entende que seu esforço e suas habilidades próprias também podem ser aplicadas para o desenvolvimento do negócio.

Assim, a dedicação que ele exerce no trabalho se torna um diferencial. O trabalho começa a ser também uma realização pessoal. Ele exerce cada atividade dando o máximo e utiliza-se de suas habilidades próprias para tal.

Todos esses benefícios são possíveis quando há espaço para que individualidades sejam lapidadas, melhoradas e incorporadas ao dia a dia da organização. Entenda seus funcionários e trabalhe para que eles possam melhorar e aplicar o que têm de melhor.

2. Recompense os funcionários

A falta de reconhecimento que ocorre geralmente no ambiente de trabalho é um dos grandes fatores que geram a desmotivação dos funcionários. Para evitar que eles se sintam desimportantes e que seu empenho não tem relevância para a organização, medidas precisam ser constantemente tomadas.

Assim, o gestor deve monitorar a equipe e recompensá-la conforme seja pertinente. Como consequência, todos procurarão aprimorar o trabalho e a execução, pois essa atitude será reconhecida.

Embora cada funcionário deva ter autonomia e proatividade para realizar um trabalho bem feito sem precisar de motivações para isso, é crucial que ele saiba que o negócio avaliará sua dedicação.

São muitas as maneiras de proporcionar essa sensação para a equipe. Além do já característico aumento salarial, que nem sempre é possível, outras medidas podem ser aplicadas.

Promover o colaborador para um posto com maior responsabilidade quando ele se mostrar acima das competências de sua função, bonificações ao final de um projeto, confraternizações ao atingir metas e objetivos etc.

Com atitudes como as citadas acima, as realizações e os esforços do trabalhador parecem ser importantes e necessários para a empresa. E, como já citado anteriormente, esse sentimento promove mudanças significativas no comportamento do time.

3. Realize feedbacks constantemente

O reconhecimento do trabalhador não precisa ser feito apenas de modo financeiro ou quando o desempenho do funcionário tiver grandes proporções. Avaliações constantes e alinhadas são fundamentais tanto para corrigir e melhorar pontos insatisfatórios quanto para manter o colaborador motivado e aumentar a qualidade dos resultados.

Para isso, forneça reuniões de feedbacks pontuais em momentos estratégicos. Avalie qual a dedicação que vem sendo aplicada na execução das tarefas e exponha ao funcionário o que deve ser mudado ou mantido para atingir o objetivo corretamente, melhorando seu desempenho.

O empregado nivela suas atitudes com o esperado pela organização, sem se sentir pressionado ou ter medo de errar. Afinal, com o acompanhamento lado a lado, ele sabe que se der o seu melhor será reconhecido, mas caso algo ocorra de maneira incorreta, pode ser notificado e melhorar para que seu trabalho seja satisfatório.

Também é importante que a comunicação funcione nas duas vias. Tanto o gestor possa informar quanto às suas expectativas, quanto o trabalhador tenha espaço para expor suas dificuldades, inseguranças, problemas e contentamentos com as atividades.

A consequência do método é a garantia de resultados mais próximos do esperado pela organização. O colaborador ganha ao sentir que tem suporte e pode constantemente evoluir e ser recompensado com sua dedicação.

4. Invista em treinamentos para a equipe

Um erro comum em muitas empresas é esperar que o colaborador já tenha um conhecimento específico e elevado para a função. Porém, se a organização quer um funcionário que entenda todos os processos e tenha competência para entender de maneira satisfatória suas particularidades, deve investir em seu funcionário.

Treinar os colaboradores para que eles adquiram novas competências que são interessantes para a gestão é o melhor método para ganhar capital humano de qualidade e expandir constantemente o potencial do time.

Para a equipe, entender que caso não tenha habilidades específicas elas podem ser aprendidas e treinadas em vez de apenas serem substituídas, muda sua maneira de encarar o seu papel na organização.

Acreditando que pode evoluir e agregar novas capacidades e que seu emprego se importa em lhe proporcionar tal aprendizado, ele vai sempre se dedicar para agregar conhecimentos que sejam pertinentes para seu trabalho e que lhe valorizem.

Motivar sua equipe de trabalho traz mudanças significativas para os resultados da organização. Os colaboradores se tornam comprometidos e se dedicam cada vez mais a melhorar a si mesmo e a execução de suas tarefas. Invista no capital humano e garanta que seus funcionários sempre farão o melhor que puderem, refletindo no alcance dos objetivos do negócio.

Entendeu a importância de motivar sua equipe de trabalho? Quer encontrar mais maneiras de melhorar o desempenho de sua empresa? Conheça nosso artigo sobre como aumentar a produtividade em um empresa contábil!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts mais recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência no uso do site. Ao utilizar nosso site você reconhece que está de acordo com a nossa Política de privacidade.