Saiba agora 8 cursos que todo advogado deveria fazer

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Os conhecimentos jurídicos importantes na trajetória de um profissional não são apenas aqueles que são ensinados na faculdade. Concluir o bacharelado não é suficiente para que um advogado possa se destacar no mercado. O sucesso vai muito além de uma boa universidade.

O mercado competitivo atual exige cada vez mais que os profissionais estejam atualizados e capacitados. Tudo para ampliar a visão de mercado e desenvolver as habilidades profissionais.

Hoje, existem muitas opções com diversas especializações e cursos para advogados que aliam conhecimento, gestão e empreendedorismo. Vários sites, como o Coursera, o EDX e o Youtube, oferecem cursos com Ensino a Distância (EAD) de qualidade, ministrados por grandes professores de universidades de excelência.

Pensando nisso, vamos abordar as razões para investir na capacitação profissional. Em seguida, vamos apresentar 8 cursos para advogados que são importantes para aumentar e reforçar os conhecimentos, além de valorizar ainda mais o currículo!

Importância de investir na capacitação profissional

Ser um especialista na área

Especializações incluem pós-graduação, mestrado, MBA e cursos de extensão. É muito importante para adquirir conhecimentos e conseguir o mercado. Dessa maneira, o profissional ganha destaque e reconhecimento no seu ramo de atuação.

Um advogado especialista em uma determinada área e antenado com as tendências tem maior chance de empregabilidade e de sucesso na carreira.

Crescer na carreira profissional

As chances de crescimento profissional aumentam com o investimento na capacitação. Certamente, os grandes escritórios e empresa dão preferência a profissionais que se preocupam com a sua formação e investem no seu aprimoramento.

Por isso, os cursos jurídicos são ótimas opções no crescimento e na construção de uma carreira de sucesso.

Resolver questões complexas

A atuação dos advogados envolve a busca pela solução de demandas complexas e que vão além do conhecimento comum. Esse trabalho exige a dedicação nos estudos para que sejam desenvolvidas habilidades essenciais e, dessa forma, fidelizar mais clientes.

Assim, o profissional torna-se referência no mercado e conseguirá se destacar na advocacia. E claro, aumenta as chances de uma promoção e maiores ganhos financeiros.

Acompanhar a evolução do mercado

A capacitação fornece um panorama da situação do mercado. A constante evolução da tecnologia e das formas de comunicação vêm mudando as maneiras de exercer e praticar o Direito.

Existem variados cursos para advogados que visam acompanhar a evolução da sociedade, como aqueles que debatem sobre o Processo Judicial Eletrônico, Crimes Digitais, Compliance e Meio Ambiente.

Aumentar o networking

A rede de contatos é essencial para o crescimento da carreira na advocacia. O bom relacionamento com outros profissionais e clientes aumenta as chances de indicações, recomendações e de novas demandas.

O relacionamento profissional, por meio da frequência em cursos, amplia as chances de novas oportunidades e de estender a lista de contatos.

Cursos para advogados

Vamos apresentar 8 dicas de cursos que todo advogado consciente e que preza pelo seu crescimento profissional deve fazer. Acompanhe.

1. Fundamentos Morais da Política

Este curso apresenta o passado dos regimes políticos até chegar ao advento da consolidação da democracia atual. Durante o ensino, são apresentadas figuras históricas famosas que foram importantes para a construção da política, como Karl Marx, John Locke e Edmund Burke.

O curso é oferecido pela Universidade Yale e ministrado pelo professor Ian Shapiro. Está disponível no site da instituição acadêmica e no Youtube.

2. Economia digital: aspectos regulatórios

O curso apresenta várias ferramentas jurídicas importantes e que regulamentam o setor da tecnologia. Ele é ministrado pela Universidade Javeriana, na Colômbia, e está no idioma espanhol.

As aulas dão um panorama sobre a importância de diversas áreas, como: tecnologia de informação e de comunicação, direitos de propriedade intelectual, direito autoral, direitos do consumidor, regras para a utilização de Big Data, dentre outras.

3. Gigantes da internet: leis e economia das plataformas digitais

Este curso apresenta a forma com que o Direito e a tecnologia estão interligados. Durante o decorrer das aulas, são analisados os impactos causados por empresas especializadas no mundo digital, como Microsoft e Google, e a importância deles para o mercado. Ele é ministrado pelo professor Randal C. Picker, da Universidade de Chicago.

4. Guerra cibernética, vigilância e segurança

O curso fornece um panorama acerca dos aspectos jurídicos relacionados à proteção de dados e informações disponibilizados na rede virtual. Ele aborda a importância dos sistemas de tecnologia de vigilância digital e como a regulamentação de leis pode ajudar a manter a privacidade de empresas e pessoas a salvo contra práticas virtuais ilícitas.

O curso também analisa como poderia ser desencadeada uma futura guerra cibernética. As aulas são oferecidas pela Universidade de Adelaide, localizada na Austrália.

5. Leis ambientais internacionais

O curso apresenta a importância do Direito para legalizar e implementar a regularização de atividades que visam a exploração de recursos ambientais naturais.

As aulas debatem assuntos como biodiversidade, disputas internacionais e o Protocolo de Montreal. O conteúdo é ministrado pela professora Cymie Payne da Universidade da California.

6. Ética e justiça: o que é o certo a fazer?

Este curso aborda questões que envolvem a ética e a justiça. Os temas complexos misturam debates teóricos, como a diferença entre o que é considerado justo e o que é considerado ético, e discussões práticas, como a distribuição de renda e de impostos. As aulas são oferecidas pelo professor Michael Sandel, da Universidade de Harvard.

7. Direito contratual: da confiança à promessa e ao contrato

Este curso para advogados é bastante útil. Ele analisa questões pertinentes à área contratual, desde a forma como o acordo é firmado, quais itens devem constar no seu teor e as implicações no caso de quebra e descumprimento das suas disposições.

8. Uma introdução ao Direito americano

Este curso aborda as questões legais nos Estados Unidos com foco em áreas como responsabilidade civil, contratos, propriedade, direito constitucional, direito criminal e processo civil.

Ele mostra a dificuldade na aplicação da lei em situações específicas e apresenta uma pequena equivalência com relação ao sistema jurídico de outros países. As aulas são dadas por diversos professores da Universidade da Pennsylvania.

Apresentamos algumas opções de cursos para advogados que você pode realizar a sua inscrição e aumentar a sua bagagem profissional. Você pode optar pelo ensino de temas com os quais tenha mais afinidade e que mais dialogam com a sua atuação. Não se esqueça: com dedicação e esforço, você evoluirá profissionalmente e conseguirá se tornar um profissional de sucesso.

Este artigo foi útil? Siga a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts mais recentes

Deixe um comentário

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência no uso do site. Ao utilizar nosso site você reconhece que está de acordo com a nossa Política de privacidade.