Quais são as principais oportunidades de mercado para setor jurídico?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O direito é uma área cada vez mais competitiva, que requer a sagacidade dos profissionais para aproveitar novas chances de alavancar seu posicionamento no ramo. Por isso, é importante conhecer as oportunidades de mercado para o setor jurídico, explorando as tendências em benefício dos seus negócios. 

A fim de promover esse conhecimento, preparamos esse artigo para você. Nele, é possível saber em quais ferramentas e setores se deve apostar. Quer saber mais sobre o assunto para promover suas estratégias? Continue conosco!

Situação do mercado jurídico para advogados

Desde 2016, o mercado do direito passa por uma crise, motivada pelo desequilíbrio financeiro do país. A ocasião foi marcada por muitas demissões, principalmente referente aos departamentos jurídicos das empresas. Outro reflexo foi a dificuldade dos escritórios para captar e fidelizar clientes, tendo em vista o aumento da competitividade.

Porém, após o segundo semestre de 2017, a situação tomou novos rumos. O mercado voltou a se movimentar e novas oportunidades se abriram para advogados e demais profissionais do ramo.

Diversos acontecimentos no âmbito público e privado proporcionaram novas tarefas que demandam profissionais formados em direito. Quer descobrir quais são as novas oportunidades de mercado para o setor jurídico? Veja mais a seguir!

Novas oportunidades na área trabalhista e previdenciária

As mudanças em vigência na legislação trabalhista e a reforma previdenciária em pauta movimentaram o cenário jurídico. Com muitas dúvidas sobre as novas regras, advogados e especialistas no assunto são requeridos para promover esclarecimentos.

Assim, o volume de consultas e consultorias será muito grande. O especialista será procurado para preparar, informar e dar respaldo aos profissionais que trabalham na área, como gestores de Recursos Humanos, por exemplo, utilizando-se de consultas, palestras e seminários.

Outra aplicação bastante requisitada será a defensoria. Nem todos os advogados estarão preparados para os novos moldes da lei. Aqueles que dominarem o assunto previamente serão bastante procurados para resolver os possíveis problemas.

Desse modo, é uma grande oportunidade de mercado a ser explorada. Os que resolverem se dedicar ao assunto e entender sobre os novos temas podem se destacar no ramo e aumentar o fluxo de clientes e de serviços prestados.

Aumento da demanda na área eleitoral

As eleições que ocorrerão no segundo semestre de 2018 com certeza abrirão muitas oportunidades para os advogados e especialistas da área. Com as novas leis em vigência durante a campanha eleitoral, como a Lei da Ficha Limpa, cria-se a necessidade de assessoria jurídica para os candidatos.

Com a previsão de uma disputa acirrada e de pluralidade partidária, todos os envolvidos precisam de respaldo legal para agir e contra-atacar. Desse modo, o elenco jurídico dos partidos será bem preenchido.

Com isso, o mercado jurídico eleitoral ficará movimentado. É um excelente investimento buscar possíveis conhecimentos e atuações para aproveitar a demanda. Explorar o nicho pode resultar em posições fixas dentro do núcleo partidário.

Grande procura na área de relações institucionais

O andamento da economia e das políticas públicas têm impacto direto sobre o funcionamento das empresas do setor privado. A viabilidade e o retorno do negócio dependem desses fatores, para acontecerem de modo positivo. Além disso, para as organizações, estar em sintonia com as novas exigências é fundamental para operar legalmente.

Para que tal alinhamento ocorra pontualmente, o profissional de relações institucionais funciona como porta-voz entre as partes, promovendo a conexão e o repasse das informações.

Como a economia e o cenário político atual estão passando por muitas mudanças, em um fluxo muito rápido, esses profissionais têm seu papel ainda mais requerido, tanto para respaldar as organizações quanto para repassar as questões privadas ao setor público.

Para os interessados nos trâmites legais dentro da administração, novas portas serão abertas para atuar no setor. O cenário promete estar bastante favorável, exigindo muitos especialistas no assunto para suprir a demanda.

Maior necessidade na área tributária

A área tributária tem englobado muitos profissionais. Isso se dá graças ao contingente de burocracia e aos novos tributos que surgem, aos quais as empresas e o governo estão submetidos. Para suprir a quantidade de trabalho, os profissionais da área são demandados, principalmente no setor privado, em forma de consultorias.

A importância de investir e controlar esse aspecto dos negócios é garantir o retorno do dinheiro aplicado no investimento. Por isso, todos aqueles que querem garantir o crescimento precisam da ajuda de um especialista.

Sendo assim, os envolvidos na área têm trabalho garantido, pois as oportunidades devem aumentar. Com o mercado em crescimento, o advogado tributarista pode conseguir ótimas propostas de atuação.

Crescimento da área arbitrária

A arbitragem é uma alternativa aos demorados e cansativos processos judiciais, que levam muito tempo para resolver questões e promover vereditos. Ela é cada vez mais procurada por particulares que desejam articular os conflitos mais eficientemente, sem tantos embargos e sem arrastar a situação por anos.

A redução da burocracia também é um fator que levou à grande procura por essa ferramenta. Por isso, aqueles que atuam na área ganham destaque, estando inseridos em um ótimo cenário para trabalhar.

Entender do ramo e ser um expert na resolução de conflitos, utilizando-se do método, é uma grande oportunidade para os profissionais que não desejam a rotina longa dos tribunais, mas querem atuar com defensoria e intermédio de problemas.

Ganho de mercado do marketing de conteúdo

Promover ações de marketing para captar novos clientes é um desafio da área jurídica. As questões éticas, que limitam e descrevem as ações possíveis, reduzem bruscamente as alternativas de publicidade dos profissionais.

No entanto, uma estratégia que dribla essas questões e possibilita um ótimo meio de divulgação para os advogados surgiu e tem se tornado uma forte ferramenta para dar destaque ao nome do jurista.

O marketing de conteúdo pode ser utilizado para que o advogado mantenha blogs, canais e outras redes em que publica seus conhecimentos. Assim, atua no mundo digital, expandindo o alcance do seu nome e angariando público.

Atualmente, as oportunidades de mercado para o setor jurídico são amplas, possibilitando diversos rumos para os profissionais que desejam explorar as possibilidades para se estabelecer na profissão. Investir nas áreas propícias, além de garantir que o advogado se mantenha ativo, é uma excelente estratégia para se estabelecer no ramo.

Gostou do nosso artigo sobre as oportunidades de mercado para setor jurídico? Quer entender mais sobre as áreas do direito, conhecer novos rumos a serem explorados? Leia nosso artigo sobre a advocacia preventiva e se informe sobre as novidades da profissão!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts mais recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência no uso do site. Ao utilizar nosso site você reconhece que está de acordo com a nossa Política de privacidade.