O que fazer para gerenciar os clientes de um escritório de advocacia de forma mais adequada?

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Entender as melhores práticas para gerenciar clientes e o escritório como um todo é um dos passos mais importantes para profissionais que pretendem se destacar da concorrência. 

Isso porque, por muito tempo, a prática de advocacia era baseada na confiança e na indicação de clientes. Porém, nos dias de hoje, com o crescimento da profissão e o aumento da competitividade, é preciso mais do que apenas nome no mercado.

Além de prestar serviços com qualidade incomparável, o escritório deve oferecer soluções efetivas aos seus clientes a fim de conquistar e manter uma boa cartela de clientes.

Neste conteúdo, apresentaremos boas práticas que você pode colocar em ação para atingir esse objetivo. Acompanhe! 

Como gerenciar clientes de forma eficiente?

Organize suas atividades operacionais

A falta de tempo para organizar a rotina do escritório é um grande problema para os advogados. Esse problema pode ser eliminado ao adotar um método para otimizar as atividades mais repetitivas.

Por exemplo, é bastante comum que o advogado precise encontrar as mesmas jurisprudências para escrever um relatório jurídico ou ainda que necessite de um mesmo modelo de contrato para criar um novo documento. 

Quando essas informações estão descentralizadas, o tempo necessário para exercer tarefas simples pode ser excessivo. Por isso, o ideal é que informações como essas estejam organizadas para que você tenha um acesso rápido e fácil ao que precisa para suas atividades do dia a dia.

Assim, você passa a ter mais tempo para lidar diretamente com o cliente e criar um relacionamento duradouro. 

Mantenha uma boa comunicação

A maioria dos advogados tem uma rotina multitarefa, que envolve atividades que vão desde a redação de peças e o acompanhamento de processos até questões administrativas e financeiras. Nesse cenário, fica complicado dar a devida atenção aos clientes.

A saída, nesses casos, é contar com o auxílio da tecnologia, especialmente para cuidar da comunicação rotineira com os clientes. Um software jurídico consegue automatizar todos os dados sobre os andamentos processuais, fazendo com que a comunicação com o cliente seja muito mais rápida e simples. 

Assim, você não precisa ligar ou escrever e-mails para cada um dos seus clientes. Com alguns cliques, você os mantém informados e com a certeza de que você está fazendo um trabalho cuidadoso com seus processos.

Modernize a prática jurídica do escritório

Ainda sobre tecnologia, os escritórios incorporaram tais recursos em sua atuação e por isso conseguem se destacar no mercado e agregar mais valor aos serviços prestados. Isso acontece, pois, com o auxílio de um software voltado para a área jurídica, os profissionais realizam todas as suas atividades inteiramente online. 

Esse software permite armazenar documentos e dados de todos os setores; integrar as informações das diferentes áreas; ter uma visão ampliada dos compromissos, tarefas e prazos; incluir informações no sistema com facilidade; melhorar o gerenciamento de todas as atividades advocatícias pertinentes aos processos, atendimentos, pessoas e finanças.

Cresça de maneira sustentável

Uma das melhores maneiras de manter clientes por perto é ter a certeza de que seu crescimento não vai baixar seus padrões de qualidade e eficiência. 

Esse crescimento sustentável está ligado a um bom gerenciamento do escritório. Antes de assumir novos contratos, avalie se sua rotina é organizada a ponto de conseguir atender novos clientes.

Quais são os benefícios para o meu escritório?

Uma gestão de escritório de advocacia eficiente pode proporcionar ao seu dia a dia benefícios como: 

Superação da concorrência

Com uma gestão de clientes eficaz, você está pronto para obter um conhecimento aprofundado do negócio e uma visão mais estratégica para conquistar vantagens competitivas.

Em tempos de concorrência acirrada, conhecer os pontos fortes e fracos seus e dos seus concorrentes é essencial para se destacar.

Foco e diferenciação

Com esse conjunto de práticas, o escritório passa a fazer uma gestão focada em resultados e na diferenciação da atuação jurídica junto aos seus parceiros estratégicos e clientes.

Conquista do cliente ideal

Uma vez que todas as informações do escritório estão integradas em uma única plataforma, você consegue analisar dados com mais facilidade e compreender o perfil do cliente para propor melhorias tanto na forma de atendê-los quanto para conquistar sua satisfação. 

Prezar por um serviço de qualidade é sinônimo de ganhar um diferencial no mercado e conquistar novos clientes.

Quais práticas adotar para captar novos clientes?

Sobre conquistar novos clientes, ainda se baseando em uma gestão otimizada, você pode seguir uma série de etapas para não apenas captar como também fidelizar seus clientes. Acompanhe!

Crie um website para seu escritório

É natural que as pessoas hoje em dia realizem pesquisas antes de contratar serviços ou comprar produtos. Logo, não ter um site pode fazer com que você deixe de ser considerado por esse grupo de pessoas. 

É verdade que o seu foco não é o da tecnologia da informação, mas é importante considerar esse hábito de consumo da população para se manter competitivo.

Sendo assim, você pode contratar uma empresa especializada na criação de websites ou ainda optar por ferramentas simples e gratuitas para criar você mesmo. 

Cadastre seu escritório no Google

Tanto o Google quanto outros mecanismos de busca consideram a localização física e o histórico de pesquisa para apresentar resultados relevantes na hora da busca.

Sendo assim, as pessoas que pesquisarem pelo termo”Advogados” na sua região poderão receber informações sobre o seu estabelecimento, caso ele esteja cadastrado nessas plataformas. 

Apesar de essa ser uma solução simples, poucas pessoas a colocam em prática. Para isso, basta que você cadastre seu escritório no Google Places e aguarde para que seu endereço seja ativado. É importante que você insira suas informações corretamente, principalmente seu telefone, e-mail e telefone.

Utilize cartões de visita

Apostar nos cartões de visita é uma das formas mais simples de comunicação. Eles servem para que você seja lembrado e se mantenha sempre presente na memória (e na carteira) de potenciais clientes.

Apesar de ser uma dica básica, muitos profissionais acabam focando muito em suas atividades e esquecendo de práticas de comunicação, como a distribuição de cartões de visita. Dados básicos, como seu nome, e-mail, telefone, cadastro na OAB e especialidade, podem gerar muitas oportunidades de novos negócios.

Ofereça os cartões às pessoas ou pergunte se elas conhecem alguém que precise de serviços jurídicos. Aproveite para pedir recomendações, já que o bom e velho boca a boca é bastante efetivo. 

Invista em networking 

Promover o networking com seus clientes e parceiros de negócio pode contribuir para o crescimento orgânico do seu escritório a longo prazo. Essa iniciativa ainda contribui para que todos os profissionais tenham uma visão mais estratégica da empresa.

Quando você conhece seus atuais clientes e a atuação dos trabalhos mais recorrentes, também é possível perceber novas demandas que estão surgindo e que podem ser atendidas. Ao garantir a satisfação dos seus clientes, você ainda aumenta sua credibilidade e suas chances de recomendação.

Conhecer suas falhas e se preparar para implementar melhorias são os primeiros passos para gerenciar clientes com mais qualidade. Com as dicas que você conheceu aqui, certamente poderá colocar em prática uma série de ações que farão a diferença para esse setor no seu escritório. 

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