5 dicas para gestão de escritório de advocacia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Gerir um escritório de advocacia envolve muito mais do que apenas uma gestão dos processos dos seus clientes. Para ter sucesso, é importante motivar os seus colaboradores, ter uma boa gestão financeira e buscar soluções inovadoras para os problemas que surgem no dia a dia.

Por esse motivo, preparamos esse artigo onde mostraremos a importância da otimização de processos e dicas para aumentar a satisfação dos seus colaboradores e clientes. Confira!

A importância da gestão de escritórios de advocacia

O mercado jurídico vem mudando ao longo dos anos. Nos últimos 20 anos, houve uma grande expansão no número de cursos de direito no Brasil e, com isso, o número de advogados formados aumentou. Além disso, passamos por diversas transformações sociais, culturais, políticas e econômicas que mudaram as demandas jurídicas.

Isso significa que os escritórios de advocacia precisam se adequar à nova realidade social e de mercado do país. Houve um aumento na concorrência nessa área de atuação e, para se manter competitivo no mercado, é essencial que você invista na profissionalização da gestão do seu escritório de advocacia.

Importar teorias da administração para esse tipo de negócio permite que você otimize tarefas operacionais, aumente o controle financeiro e das atividades dos colaboradores do seu escritório e crie um diferencial para os seus clientes. Isso gera um aumento na satisfação em relação aos seus serviços e, consequentemente, na sua rentabilidade.

Além disso, uma boa gestão do seu escritório de advocacia gera melhorias no ambiente de trabalho para os seus colaboradores. Com isso, eles se sentem mais satisfeitos e motivados para realizar suas atividades da melhor forma possível, o que faz com que a sua produtividade e a qualidade do seu trabalho aumentem. Dessa forma, você atrai para o seu escritório profissionais mais bem qualificados e motivados.

Como melhorar a gestão de escritório de advocacia

Agora que você já conheceu os benefícios do investimento em uma boa gestão, confira 5 dicas para melhorar a gestão do seu escritório e criar o seu diferencial no mercado.

1. Descubra o melhor modelo de gestão para o seu escritório

Cada escritório de advocacia possui uma cultura e realidade específica. Dessa forma, cada um deles demanda um modelo de gestão específico que trará mais benefícios para o seu funcionamento. Atualmente existem dois principais modelos de gestão para escritório de advocacia: a gestão vertical e a gestão horizontal.

O modelo de gestão vertical é o mais tradicional e tem como característica principal a centralização do comando e do controle das atividades nos sócios do escritório. Isso significa que ele tem uma hierarquia bem definida e as decisões são centralizadas nos líderes.

Nesse modelo, os colaboradores têm menos autonomia para definir a melhor forma de realizar as suas atividades, ficando subordinados às resoluções dos sócios.

Já o modelo de gestão horizontal prega por um trabalho mais colaborativo. As decisões são tomadas em conjunto e contam com a participação dos sócios e dos colaboradores do escritório — que têm mais autonomia e comprometimento com as suas tarefas, uma vez que fazem parte da tomada de decisão e definição de metas do negócio.

O modelo horizontal é o que vem demonstrando resultados mais satisfatórios, porém a definição do modelo ideal para o seu escritório vai depender da sua realidade atual.

2. Melhore a sua gestão financeira

Para melhorar a gestão do seu escritório de advocacia, é essencial investir em uma melhor gestão financeira do seu negócio. Todo escritório possui contas para pagar, encargos trabalhistas e salários, além de gastos adicionais com materiais e equipamentos.

Por isso, é essencial controlar o fluxo de caixa. Crie um processo específico para reembolsos e melhore a precificação dos seus projetos. Outra dica é criar um fundo de reserva que deve ser alimentado mensalmente. Esse fundo pode servir para arcar com despesas de 13º salário, férias, encargos trabalhistas ou imprevistos — como a manutenção ou substituição de algum equipamento.

3. Use a tecnologia a seu favor

A realidade da área jurídica vem mudando com os últimos anos. A Justiça brasileira está se modernizando e os escritórios de advocacia devem acompanhar essas transformações para conseguirem se manter competitivos no mercado.

Uma das formas de acompanhar essa modernização é com a adoção de ferramentas tecnológicas na gestão do seu escritório. Hoje, existem diversos softwares para a área jurídica disponíveis no mercado.

A modernização automatiza as principais atividades, principalmente as operacionais. Além disso, centraliza as informações para facilitar o acesso a elas e diminuir a probabilidade de perda de documentos.

Assim, você consegue gerenciar a rotina do seu escritório de forma mais eficiente. Dessa maneira, você diminui o tempo gasto com processos operacionais, o que te deixa mais livre para investir o seu tempo em processos mais estratégicos e que gerem mais resultados para o seu escritório.

4. Invista na gestão de recursos humanos

O recurso mais importante do seu escritório de advocacia são os seus colaboradores. São eles que geram os resultados do seu escritório e geram satisfação nos seus clientes. Por isso, investir na capacitação e treinamento da sua mão de obra é essencial para melhorar a gestão do seu escritório de advocacia.

Uma outra alternativa é investir também em ações que melhorem a motivação e engajamento dos seus colaboradores. Realize pesquisas de clima e de satisfação e busque atender às suas demandas por melhorias no ambiente de trabalho. Assim, eles se tornam mais produtivos e geram melhores resultados para o seu escritório.

5. Crie um ambiente propício para o intraempreendedorismo

intraempreendedorismo é uma modalidade do empreendedorismo dentro de uma empresa e um conceito que está em alta e que vem se mostrando essencial para trazer soluções inovadoras para o negócio.

Colaboradores intraempreendedores são aqueles que se comportam como sócios do negócio, movem recursos para atingirem as suas metas e criam soluções inovadoras e eficazes para os problemas que surgem.

Criar um ambiente que favorece essa forma de empreendedorismo significa estimular o seu colaborador a dar sua opinião e a desenvolver ideias revolucionárias para o seu negócio. Além disso, significa também influenciar os seus colaboradores a não se limitarem às suas tarefas e fazer com que eles movam esforços para atingir as metas e colaborem com os colegas para chegarem aos seus objetivos.

Agora que você entende a importância de uma boa gestão de escritório de advocacia, é a hora de colocar essas dicas em prática. Invista na modernização e inovação dentro do seu escritório e gere mais e melhores resultados para você, seus colaboradores e seus clientes.

Gostou do assunto desse post? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe um comentário e não esqueça de nos contar os resultados que você obteve em seu escritório a partir das nossas dicas!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts mais recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência no uso do site. Ao utilizar nosso site você reconhece que está de acordo com a nossa Política de privacidade.