[REFAÇÃO] Inovações na contabilidade: 5 tendências que você precisa conhecer

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Diante da competitividade do mundo globalizado, ter uma visão ampla das tendências do mercado e buscar formas para otimizar o trabalho é uma questão indispensável aos que sonham com uma carreira profissional bem-sucedida. As inovações na contabilidade, por sua vez, também consistem em um requisito de ordem para conseguir diferenciais que transmitam credibilidade aos seus clientes e aumentem a rentabilidade da empresa.

Pensando nisso, elaboramos um post com as principais tendências que você precisa conhecer de uma vez por todas sobre o setor contábil. Preparado para nossas dicas? Então siga leitura e confira!

A importância de acompanhar as inovações da área de contabilidade

A automatização de atividades cotidianas vêm ganhando um espaço cada dia maior nas empresas de contabilidade. Os profissionais já perceberam que sistematizar os seus processos com novas ferramentas tecnológicas é sinônimo de produtividade.

Entretanto, com tantas modernidades surgindo a todo momento, a escolha dos elementos certos é difícil e tem um grande peso nos resultados que serão obtidos. Por isso, listamos algumas tendências para garantir o crescimento da sua empresa.

As tendências de inovações na contabilidade

1. Foco na experiência do cliente

A experiência do consumidor é uma peça-chave para impulsionar qualquer tipo de negócio. Assim, a primeira mudança no sentido de garantir o sucesso do seu escritório de contabilidade é estreitar os laços, promovendo um atendimento personalizado, que impulsione o engajamento e a fidelização desse público.

A transformação digital pode aumentar significativamente o alcance da sua empresa ao se comunicar com os clientes, interagir com potenciais contratantes e, a partir desse contato, colher informações estratégicas sobre o perfil da sua audiência.

Ofereça a eles materiais educativos e dicas sobre as melhores formas de gestão e planejamento orçamentário; além disso, ressalte a importância de mensurar os indicadores financeiros. Enfim, apresente conteúdos relevantes que ajudarão o pequeno e médio empresário na administração do seu empreendimento — essa é uma ótima forma para assegurar um relacionamento próximo.

Faça reuniões periódicas a fim de acompanhar todos os detalhes dos negócios de cada cliente. Caso os encontros presenciais não sejam possíveis, utilize as facilidades das ferramentas tecnológicas, como:

  • videoconferências pelo Skype;

  • Google Hangouts;

  • contato por e-mail, dentre outras.

É por meio dessas ações que você será capaz de prestar um atendimento mais satisfatório e posicionar-se entre os melhores contadores do mercado.

2. Capacitação dos colaboradores

Além de encontrar talentos que se identificam com a cultura da sua empresa, é fundamental reservar uma parte do orçamento para investir em ações de capacitação desses funcionários. Nesse sentido, torna-se essencial que eles se comuniquem bem com as novas tecnologias e estejam preparados para acompanhar o crescimento do negócio.

Lembre-se de que um mindset colaborativo — no qual todos se empenham para o sucesso do grupo e não para se destacar individualmente, em que haja liberdade para propor novas ideias — é um excelente caminho para estimular a criatividade dos seus funcionários e mantê-los motivados, e profissionais entusiasmados rendem mais.

3. Uso das redes sociais

Outro fator muito eficiente para as inovações na contabilidade envolve a criação de vínculos com o público-alvo por meio das redes sociais. Esses recursos representam um ótima estratégia para veicular ações de comunicação. É possível transmitir sua mensagem por meio de:

  • Facebook;

  • LinkedIn;

  • Twitter;

  • Instagram etc.

Assim fica mais fácil você descobrir as principais soluções de que os seus potenciais clientes necessitam, bem como conhecer a opinião daqueles que já utilizam os seus serviços e os pontos que eles esperam que sejam aprimorados.

Ao participar de grupos sobre determinado segmento, como de microempreendedores, esses empresários vão ajudá-lo a descobrir os principais desafios da sua classe enquanto gestores — aumentando as chances do seu escritório prestar um atendimento mais próximo e coerente das necessidades deles.

4. Automatização dos processos

A tecnologia também tornou possível que as empresas funcionassem sob novas perspectivas, a partir de uma estrutura mais enxuta e flexível, como o trabalho remoto nos home offices. Sustentar um escritório grande exige um maior número de funcionários, mais encargos trabalhistas — de um modo geral as despesas são mais elevadas.

Mas graças às inovações, especialmente a automatização de processos, o seu escritório contábil terá muito mais segurança, organização e agilidade, que somados ao formato de prestação de serviço remoto proporcionarão condições de trabalho mais favoráveis aos seus colaboradores; o que certamente elevará o nível de motivação do seu time.

Dessa forma, implemente ferramentas digitais para o gerenciamento de atividades, a fim de estruturar as tarefas de acordo com as respectivas prioridades. Invista em recursos que:

  • facilitem o diálogo com os clientes, alertando-os sobre questões importantes e urgências;

  • métodos mais eficientes de armazenamento de dados e documentos, como utilização da nuvem;

  • programas capazes de integralizar a gestão contábil do escritório.

5. Postura proativa de toda a equipe

A implementação de softwares e outras ferramentas digitais vão potencializar o seu trabalho e naturalmente aumentar a credibilidade do seu escritório no mercado. Contudo, é preciso algo que a diferencie da concorrência, afinal, a mesma tecnologia pode ser adquirida pelos seus adversários.

Nesse contexto, a prestação de serviços exclusivos pode colocar a sua empresa em outro patamar — atuando como consultor de negócios, por exemplo.

Se um cliente está com problemas financeiros, você pode ir além do papel tradicional de um contador e oferecer uma solução personalizada: identificar qual é a fonte desse problema, apresentar um diagnóstico financeiro e enumerar as ações necessárias para sair de tal situação.

Sugira um monitoramento mensal dos indicadores financeiros da sua clientela e, para tanto, reúna dados como:

  • margem operacional;

  • giro de caixa e estoque;

  • retorno sobre ativos;

  • endividamento sobre o patrimônio, dentre outros.

A consultoria é uma maneira de ampliar horizontes, usar a sua criatividade e competência para oferecer serviços que podem ser decisivos para que o seu escritório seja escolhido.

As tecnologias trouxeram uma mudança significativa para todos os setores da economia: a democratização do acesso a ferramentas que antes eram alcançadas apenas pelos grandes empreendimentos. E em virtude disso, as inovações na contabilidade possibilitaram que, ao adotar as modernidades que estão ao seu dispor, esses profissionais consigam maior destaque.

Agora que você já conheceu as tendências inovadoras para o setor de contabilidade, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outras dicas preciosas para o sucesso do seu negócio!

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