Contador consultor: como se tornar um e quais os benefícios?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A contabilidade é uma das profissões mais promissoras que existem. No entanto, os desafios dos escritórios para se manterem competitivos são cada vez maiores. Algumas empresas já começaram a optar por não terceirizar mais os serviços contábeis. Por isso, uma nova modalidade dentro desse mercado surgiu: a do contador consultor.

A consultoria em contabilidade é um serviço que fará sua empresa se destacar porque seus clientes terão suas principais necessidades atendidas. E que necessidades são essas? Basicamente, conselhos contábeis que auxiliem a empresa a reduzir custos e pagar os tributos de maneira correta.

O consultor contador pode prestar serviços tanto a empresas terceirizadas quanto a contadores empreendedores, os quais, pela demanda do trabalho, não conseguem se manter atualizados. É por essa razão que o profissional deve ter conhecimentos afiados e estar sempre em dia com todas as tecnologias que existem para o setor.

Ficou interessado em consultoria contábil? Nós separamos algumas dicas para ajudar você a se tornar um consultor. Então, se você quiser conferir, é só continuar lendo este post!

Tenha muito conhecimento técnico contábil

Na contabilidade, é comum termos dois tipos de contadores: os especialistas e os generalistas. O generalista costuma seguir as linhas de gestão de empresa, enquanto o especialista atua em serviços do ramo contábil, como analistas, peritos etc. Portanto, um consultor contador deve ser um especialista da área, dominando o máximo de conhecimentos técnicos e certificações que conseguir.

Para isso, recomendam-se cursos de especialização e leituras avançadas sobre o ramo, tais como “Good to great: Empresas feitas para vencer” de Jim C. Collins, “Administração Financeira Corporate Finance”, de Ross Westerfield Jaffe e “Imposto de Renda das Empresas” de Hiromi Higushi, entre vários outros existentes.

Domine a língua inglesa

Nos dias de hoje, dominar o inglês, tanto na fala quanto na escrita, é essencial. Isso porque muitos softwares só terão esse idioma disponível. Além disso, ao saber se comunicar em línguas estrangeiras, o contador consultor aumenta suas chances de conquistar uma empresa estrangeira como cliente.

E mais: muitos dos jargões utilizados no mundo corporativo estão nesse idioma. Quer exemplos? Break-even point, Same Store Sales (SSS), Return on Investments (ROI), Stakeholders, Spin Off, Budget, Brainstorm, entre outros.

Mostre resultados com números

A consultoria não é simplesmente dar conselhos. Eles precisam ter embasamento e a melhor forma de mostrar ao seu cliente que você está certo de algo é justamente com números. Crie métricas que demonstrem como seu trabalho impacta a empresa.

Evite discursos vazios e mostre para seu cliente que contratar um serviço de consultoria contábil é um ótimo investimento.

Seja proativo

Um consultor deve conquistar a confiança e a empatia do seu cliente. Por isso, o relacionamento entre vocês deve se estreitar a cada dia. Afinal, seu cliente em potencial pode estar indo buscar os serviços com outro contador.

Por isso, aquele consultor que consegue demonstrar de maneira clara o que deve ser feito, tomando iniciativas, será o preferido dos empresários. Seja solícito, antecipe e resolva o máximo de problemas que conseguir. Proponha novas soluções quando cabível. Não seja um simples vendedor tentando oferecer serviços.

Conheça as ferramentas

Além dos conhecimentos técnicos, é extremamente importante que um contador consultor esteja atualizado quanto às ferramentas que existem no mercado. Elas costumam ajudar bastante e reduzir o tempo gasto em cada processo.

Conheça os softwares de automação, mas não comece a utilizá-lo até que esteja completamente familiarizado com ele. Tente se tornar um especialista nas principais ferramentas para ganhar vantagem entre os seus concorrentes.

Ofereça serviços mais completos

Uma pesquisa do Sebrae mostrou que mais da metade dos empresários estaria disposta a pagar mais para os consultores contadores se esses disponibilizassem serviços mais completos. Numa economia em que as empresas têm buscado reduzir custos cada vez mais, sem perder a qualidade na gestão organizacional, as tomadas de decisão se tornam extremamente estratégicas.

É preciso detalhar todos os serviços que um contador consultor oferecerá para seus clientes para mostrar a eles o real valor de seu trabalho. É importante também para ter um panorama de quais atividades podem ser executadas de maneira personalizada.

Os serviços básicos que uma consultoria contábil deve oferecer são planejamento tributário e gestão financeira, que são as maiores dificuldades de boa parte das empresas no mercado. Pequenas empresas, porém, já precisam de auxilio em relação a quase tudo, desde o fluxo de caixa, controle de contas e conciliação bancária para conseguirem sobreviver.

Aprenda mais sobre Business Intelligence

Além de saber sobre os processos atualizados e conhecer bem as leis, é muito interessante adquirir conhecimentos em negócios, que consigam fazer análises significativas considerando o cenário geral da empresa.

A cada ano, grandes organizações têm procurado profissionais com afinidade em estatística e tecnologia da informação, como cientistas de dados para fazer suas análises. Essa é, com certeza, uma tendência para o futuro.

Mostre as vantagens de contratar um contador consultor

É preciso vender o peixe para os clientes em potencial, não é mesmo? Então, ressalte as vantagens que seu serviço pode oferecer (e se possível, demonstre com números, como já falamos anteriormente). Separamos as principais vantagens de contratar um serviço de consultoria contábil:

  • ela ajudará a empresa a escolher o regime tributário ideal;
  • contribuirá para tomadas de decisões assertivas dentro de um negócio;
  • disponibilizará ferramentas para comparar empresas concorrentes;
  • oferecerá uma visão mais ampla do negócio;
  • incentivará ações mais responsáveis dentro das organizações, pautadas na realidade do mercado e da lei.

A contabilidade é uma área que não deve ser negligenciada dentro de uma empresa. Muitas acabam perdendo dinheiro por não fazerem os processos corretamente. Obviamente, quem trabalhar nesse setor dentro de qualquer organização deve ter conhecimentos básicos de contabilidade e da legislação.

Mas ao contratar um contador consultor a empresa garante que terá tudo do melhor disponível em mãos. Iniciar a consultoria contábil em um escritório não é algo que acontecerá da noite para o dia. Mas com bastante planejamento, temos certeza que você atingirá ótimos resultados!

Você gostou deste conteúdo? Então, não deixe de curtir a página da J Drel no Facebook para ficar por dentro de muitos outros artigos como esse!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts mais recentes

Deixe um comentário

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência no uso do site. Ao utilizar nosso site você reconhece que está de acordo com a nossa Política de privacidade.