Conquiste mais clientes de contabilidade com essas 10 dicas de ouro

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Se você quer investir no crescimento a longo prazo de seu escritório de contabilidade, é essencial procurar expandir o negócio atraindo mais clientes. Porém, os serviços de contabilidade demandam que os clientes confiem na empresa, o que pode dificultar essa tarefa. Além do mais, a concorrência é alta e pode ser difícil se diferenciar e garantir um bom posicionamento no mercado.

É exatamente por isso que você precisa ler este artigo! Nele você vai descobrir 10 dicas de ouro para conquistar mais clientes de contabilidade para o seu negócio. Acompanhe! 

1. Fortaleça seu diferencial

Existem diversos escritórios de contabilidade que oferecem serviços semelhantes aos seus. Pensando nisso, pergunte-se: o que faz com que um cliente escolha o seu escritório ao invés do concorrente? E o que faria com que ele escolhesse o concorrente ao invés de você?

A partir disso, tente identificar seus principais pontos fortes e o que diferencia seu negócio dos outros. Pode ser a forma como os clientes são atendidos, a tecnologia utilizada ou a velocidade de resposta. Assim, você consegue investir nos aspectos que geram mais resultados para seu escritório e se diferenciar cada vez mais.

2. Invista em divulgação on-line

A internet faz parte do dia a dia das pessoas. Utilize isso a seu favor! Melhore seu site para que ele apresente todas as informações necessárias a seus clientes. Além disso, crie estratégias de divulgação on-line da sua marca.

Você pode oferecer textos, e-books ou vídeos que mostrem à comunidade que você é especialista na área de contabilidade. Além disso, pode usar as redes sociais para divulgar serviços e produtos do seu negócio. Só tome cuidado para escolher bem os canais que vai utilizar para atingir o público que você deseja com eficácia.

3. Faça parcerias de sucesso

Busque fazer networking com empresas ou pessoas que podem atuar como parceiros do seu negócio. Pense de maneira estratégica e escolha organizações com valores alinhados aos seus e proponha parcerias de sucesso. Dessa forma, vocês potencializam suas ações e todos saem ganhando.

4. Defina a comunidade-alvo

Seus produtos devem se aproximar o máximo possível das necessidades dos potenciais clientes para atraí-los para seu escritório de contabilidade. Portanto, é importante conhecer o mercado, clientes e demandas.

Segmente sua atuação e concentre-se em uma comunidade alvo, ou seja, um grupo de pessoas — ou empresas — específicas. Dessa forma, você ganha foco em suas ações, o que as torna mais eficazes, uma vez que você é capaz de oferecer soluções personalizadas e alinhadas a seus problemas.  

5. Crie uma identidade visual

Apesar de não ser uma empresa tradicional, alguns elementos de gestão podem ser incorporados por seu escritório de contabilidade para potencializar suas ações de prospecção de clientes. Um deles é a criação de um planejamento estratégico, com missão, visão e valores.

Porém, apenas definir as diretrizes do seu negócio não gera grandes resultados. É preciso transmitir seus valores aos clientes e colaboradores. Isso pode ser feito com a criação de uma identidade visual para seu escritório. Essa atitude é capaz de melhorar seu posicionamento de marca e transmitir, para toda a comunidade, suas diretrizes.

6. Tire proveito da sazonalidade

Você sabe que, quando se fala em serviços contábeis, é impossível ignorar a sazonalidade da demanda por essa atividade. Há prazos que devem ser cumpridos e, nas épocas de maior proximidade a essas datas, a procura aumenta.

Use isso a seu favor! Aumente seus investimentos na busca por novos clientes exatamente nesses períodos. É aí que as pessoas mais buscam informações sobre contabilidade e escritórios nos quais confiar. Com mais ações, você aumenta a probabilidade de que essas pessoas ou empresas encontrem exatamente seus serviços e passem a fazer parte da sua carta de clientes.

7. Capacite seus colaboradores

Oferecer serviços de qualidade é essencial para garantir que seus clientes atuais fiquem satisfeitos com e, com isso, indiquem seu escritório para outras pessoas. Além disso, a excelência na prestação de serviços de contabilidade melhora o posicionamento da sua marca perante o mercado, destacando seu escritório em meio à concorrência.

Tudo isso só é possível se você contar com colaboradores altamente capacitados para atender às necessidades dos clientes que estão por vir. Portanto, invista em treinamento e desenvolvimento no seu negócio hoje mesmo!

8. Revise o preço de seus serviços

Os preços dos serviços devem estar alinhados ao mercado. Isso não significa que você deva sempre oferecer o preço mais baixo, sem se preocupar com a lucratividade do escritório. Porém, é essencial que a precificação seja coerente com o que é oferecido pelos concorrentes.

Portanto, revise o valor cobrado pelas atividades de seu escritório de contabilidade e faça pesquisas para descobrir qual o valor médio de mercado. Compare esses preços e identifique a necessidade de reformular sua tabela de valores.

9. Melhore o relacionamento com os clientes atuais

Buscar novos clientes não significa esquecer os atuais. Afinal, a propaganda boca a boca ainda é extremamente importante para qualquer negócio. Além disso, manter a clientela satisfeita é essencial para que seu crescimento, a longo prazo, seja contínuo e saudável.

Portanto, invista em pós-venda e mantenha uma boa relação com toda a sua carta de clientes. Além disso, você pode incentivar a indicação de novos clientes com o oferecimento de descontos ou brindes para os clientes atuais.

10. Não se esqueça do marketing off-line

O marketing on-line está em alta, mas ele não substitui as formas tradicionais de promoção do seu negócio. Portanto, identifique a necessidade de marketing off-line, mas sem esquecer de sempre pensar de maneira estratégica.

Você pode utilizar materiais de divulgação ou participar de feiras e eventos que possibilitem a promoção da sua marca. Oferecer palestras e cursos também é uma forma de melhorar seu posicionamento de mercado.

Atrair mais clientes de contabilidade é uma tarefa desafiadora, mas não impossível. Com nossas dicas, você é capaz de investir na prospecção de clientes de maneira estratégica e eficaz, garantindo o crescimento do seu negócio.

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