Como usar marketing contábil para atrair mais clientes?

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O mercado contábil está cada vez mais competitivo e, com isso, conseguir clientes e se destacar dentre os concorrentes não é nada fácil. Mas, com o avanço da tecnologia, existem hoje várias estratégias que podem facilitar o momento de colocar seu escritório em evidência. E o marketing contábil é fundamental para fundamentar essas ações.

Ao realizá-lo de forma correta e eficiente, você vai conseguir expandir o seu negócio, atingindo o seu público-alvo e, consequentemente, aumentando o número de clientes.

Entretanto, implementar o marketing contábil  além de distribuir propagandas do seu negócio em diferentes canais de comunicação, embora isso também seja importante. É preciso muito planejamento e conhecimento para alcançar os resultados positivos desejados.

Neste texto, mostraremos como você pode atrair muitos clientes e garantir o êxito do seu negócio realizando um marketing contábil de forma correta. Confira!

O que é o marketing contábil?

É um segmento do marketing voltado para a área da contabilidade, disponibilizando estratégias aplicadas com a finalidade de ressaltar diferenciais de um escritório dessa área com foco na busca de reconhecimento no mercado, aprimoramento da relação com os clientes e obtenção de novas oportunidades para o negócio.

Conta com ferramentas bastante eficazes que reúnem, entre outros elementos, técnicas de comunicação para destacar a qualidade e diferenciais dos serviços prestados pelo escritório.

Fazer marketing contábil é permitido?

Sim. Entretanto, como um planejamento de marketing tende a ser bastante abrangente, é preciso estar atento a algumas restrições contidas no Código de Ética da área contábil no momento de fazer a promoção do seu escritório. Conheça algumas delas:

  • não se referir ao seu concorrente de forma desabonadora;
  • não aviltar honorários ou praticar a concorrência desleal no momento de fornecer ou concorrer aos serviços profissionais;
  • nunca usar termos depreciativos ao tratar da classe contábil;
  • evitar práticas com potencial para denegrir a imagem do profissional contábil.

Por outro, você tem total liberdade para:

  • divulgar a identidade corporativa do escritório;
  • evidenciar os prêmios recebidos e os padrões de qualidade de toda a equipe profissional;
  • expor os serviços prestados e ressaltar as especialidades do escritório;
  • divulgar informações e conteúdos relevantes sobre o segmento;
  • destacar os principais clientes.

Por que o marketing contábil é importante?

Pelo fato de a contabilidade ser uma profissão antiga, muitos profissionais acham desnecessário promover os seus serviços. Entretanto, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo e acirrado, de forma que, se você não evidenciar o diferencial do seu negócio, corre o risco de ser esquecido, deixando de conquistar novos clientes e perdendo os que já fazem parte da sua cartela.

O marketing contábil viabiliza a implementação de estratégias eficientes que vão inserir o profissional ou o escritório de contabilidade no ambiente atual, revertendo o quadro de retração na conquista e manutenção de usuários para o seu serviço.

Quais são as vantagens do marketing contábil?

O marketing contábil serve como uma forma de unir o mercado e o contador, gerando e fornecendo serviços que provavelmente serão observados pelos clientes. Entre as vantagens auferidas, estão:

  • reconhecimento do escritório de contabilidade;
  • ampliação da cartela de clientes e fidelização dos antigos;
  • exibição dos diferenciais perante os concorrentes;
  • construção de uma imagem positiva junto aos diferentes stakeholders (incluindo aqueles não são clientes);
  • demonstração dos serviços realizados pelo contador.

Como colocar em prática o marketing contábil?

Faça uma avaliação institucional do seu negócio

É imprescindível conhecer e entender o seu negócio. Para isso, é essencial que você:

  • defina os objetivos do escritório e o que precisa ser feito para alcançá-los;
  • avalie como você consegue ajudar seus clientes;
  • estabeleça objetivos e metas tangíveis;
  • identifique missão e valores do escritório;
  • coloque no papel o perfil profissional de cada membro da sua equipe e os potenciais de contribuição individual e coletiva;
  • e principalmente: identifique e descreva cada serviço e diferencial do seu escritório (Ex. declaração de IR em X dias; processamento de folhas de pagamento em X horas ou consultoria para automatização dessa atividade, emissão de guias de impostos, entre outros tipos de suporte)

Aprenda a planejar o marketing

Investir no plano de marketing pode trazer para seu escritório uma economia de tempo e dinheiro muito grande. O mais importante é identificar um rol de ações de marketing hábeis e que, de preferência, custem pouco ou tenham alta taxa de retorno/ custo-benefício. Ao fazer o planejamento de marketing, é essencial definir:

  • o(s) perfil(s) do seu público-alvo;
  • o que você quer comunicar para cada segmento de cliente;
  • meios para alcançar essas pessoas;
  • tipos de leads de venda;
  • como transformar leads em clientes.

Aposte na identidade visual

Ter uma logomarga interessante é um ótimo aliado na captação de clientes. A comunicação visual é muito persuasiva, desperta emoções e, quando elaborado de forma eficiente, predispõe as pessoas a estabelecer contato com o negócio.

Uma boa identidade visual engloba um bom logotipo, o estilo da imagem e cores. Invista em identidade visual no seu escritório também (fachada, recepção e salas).

Invista no site do escritório

Agora que você já definiu o que você quer alcançar, o seu público-alvo e como você vai conseguir isso, é hora de investir no site do seu escritório, que, aliás, é uma ação que deve constar no seu planejamento de marketing.

Aposte em um site simples, mas completo, que:

  • estabeleça vínculo com o visitante (explorar o problema contábil que ele deseja solucionar pode ser uma boa ideia);
  • mostre a sua capacidade de solucionar os problemas;
  • exiba formas de contato com o escritório de contabilidade;
  • demonstrem como é a prestação de serviços do escritório;
  • seja compatível com programas que permitam que você utilize as informações dos visitantes, como o Google Analytics.

Explore as mídias sociais e outros recursos

Você pode investir nas táticas mais baratas e que possuem um excelente taxa de retorno, como as redes sociais: Facebook, Instagram, entre outros. 

Mas também pode fazer investimentos mais altos, como propagandas em TV, jornais, etc.

Fidelize o seu cliente

Fidelizar o cliente e mantê-lo após conquistá-lo é muito importante para o crescimento do seu escritório, por isso é importante adotar algumas medidas:

  • faça um banco de dados dos seus clientes;
  • adote em seus escritórios softwares específicos que facilitem a comunicação dos dados dos seus clientes e a contabilidade;
  • envie lembretes para os seus clientes em datas especiais;
  • mantenha o site sempre atualizado e com informações assertivas;
  • utilize conteúdo para estabelecer sua experiência;
  • busque sempre se atualizar e estudar para poder oferecer sempre o seu melhor para o cliente.

Conseguiu perceber como utilizar um bom marketing contábil pode auxiliar seu escritório na busca pelos clientes? Então, para garantir o sucesso do seu negócio, não deixe de colocar em prática tudo que ensinamos aqui neste texto!

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