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Como aumentar o ticket médio na empresa contábil? Saiba aqui!

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Você já imaginou que bom seria conseguir faturar até 50% a mais sem aumentar o número de clientes do seu escritório? Isso pode ser feito ao aumentar o ticket médio na empresa contábil. Se você não sabe do que estamos falando e quer aprender com nossas dicas, então esse artigo é para você!

Antes de começarmos, é importante definir o que é esse tal de ticket médio. Esse é um termo muito utilizado dentro do varejo para designar o valor médio das vendas por consumidor. Pensando em uma empresa de contabilidade, o ticket médio seria uma média de quanto cada cliente gera receita para o escritório.

Pensando assim, para aumentar o ticket médio, existem dois caminhos principais: aumentar o preço cobrado por serviço ou convencer o seu cliente a contratar um pacote maior. Para ambas as opções, algumas estratégias devem ser adotadas. Quer saber mais? Então, anote nossas dicas!

Agregue valor aos serviços prestados

É impossível aumentar o preço dos serviços se o cliente não tiver uma boa percepção de valor sobre a sua empresa. É exatamente por isso que o seu trabalho deve ser entregues com excelência — de preferência, de uma maneira que dê a impressão que o seu escritório foi além dos serviços contratados.

Torne-se um expert em identificar quais são os problemas das pessoas que procuram seu escritório e garanta soluções inteligentes e eficazes. Por exemplo, se seu cliente tem problemas com gestão financeira, ofereça-se para enviar o fluxo de caixa sem nenhum custo adicional e explique brevemente a importância desse relatório.

Seu cliente verá essas atitudes como um ponto positivo e estará mais aberto a um reajuste anual, pois entende o valor da sua empresa para ele.

Analise a regra 80/20

Existe uma regra, conhecida por Princípio de Pareto, que também é aplicada aos negócios. Basicamente, ela diz que 80% do faturamento de uma empresa vem de apenas 20% da clientela. É muito importante checar se isso é uma realidade no seu escritório. Por isso, extraia um DRE que mostre o faturamento por cliente.

Em seguida, analise os clientes com maior faturamento. Qual o diferencial deles? É uma empresa de grande porte? Eles contratam serviços adicionais? O que você consegue perceber nesse cliente para fazer com que seu ticket esteja acima da média mensal?

Tendo a resposta para essas perguntas, seu escritório pode adotar as mesmas estratégias para aumentar o ticket de outros clientes, além de tomar atitudes para fazer com que os VIP tenham uma percepção de valor ainda maior da sua empresa.

Tenha um bom relacionamento com seus clientes

A chave para o sucesso das organizações é fazer com que a clientela goste de seu negócio. Isso vai muito além dos serviços prestados, visto que o atendimento conta muito no processo de tomada de decisão. É exatamente por essa razão que o atendimento impecável deve ser feito com todos, independentemente do ticket, sexo, raça, cor, etc.

Um bom atendimento deve ser feito sempre com cordialidade. Atitudes como sempre retornar ligações e possuir um programa pós-venda são essenciais para o sucesso (seu e do cliente). Saiba ouvir dúvidas, sugestões e reclamações e, se possível, possua um canal de comunicação direto especificamente para esse fim, como um webchat ou telefone.

Envie e-mails periódicos e lembre-se de parabenizá-los em datas comemorativas. Se necessário, escolha um bom software de CRM para gerenciar o seu relacionamento.

A combinação de um bom atendimento com serviços de qualidade não somente torna a pessoa disposta a pagar mais pela alta qualidade, mas também contribui para o marketing boca a boca. Afinal, o que é bom, é sempre recomendado para os amigos!

Automatize seus processos

Estamos na era da tecnologia e não existe maneira melhor de aumentar o ticket médio na empresa contábil do que utilizar as soluções tecnológicas já existentes no mercado. Ao otimizar os processos internos, essas ferramentas costumam ajudar muito na comunicação.

Tudo isso afeta a produtividade e a qualidade dos serviços entregues, que consequentemente refletirão no ticket médio do seu escritório. Alguns profissionais ainda têm certa resistência a mudanças, pois acreditam que já fazem bem aquilo que conhecem. Mas quem fica desatualizado perde para a concorrência.

Contrate especialistas

Qualquer pessoa se sente muito mais confiante quando sabe que está nas mãos de um especialista. Ao contratar os melhores contadores, você pode aumentar o preço da prestação de serviços sem preocupação.

Além disso, uma opção para ganhar a confiança dos seus clientes é a segmentação. Mostre que sua empresa contábil é autoridade em algum nicho de mercado. Por isso, é importante definir uma área de atuação prioritária para o seu escritório.

Aposte em parcerias

Para agregar valor a sua empresa, você pode diversificar os serviços oferecidos através de parcerias. Quer saber como? Vamos dar, agora, algumas opções.

Escritórios de advocacia

Contabilidade e advocacia já são duas áreas que trabalham juntas de qualquer jeito, dada as constantes mudanças na legislação brasileira. Ter advogados parceiros ao seu negócio pode passar uma sensação de segurança maior para os seus clientes, e isso permite que você aumente o valor médio cobrado pelos serviços.

Uma maneira de estabelecer a parceria é acordar quanto ao pagamento de comissões por cada indicação de trabalho concretizado.

Marketing

Se você está disposto a oferecer um serviço completo para o seu cliente, você pode diversificar ainda mais a atuação do seu escritório — que além de funcionar como contabilidade, pode ter como parceiro uma agência de marketing para auxiliar o negócio dele a crescer.

Afinal, muitos empresários abrem a empresa, mas não conhecem bem as maneiras de divulgar o seu trabalho e, por isso, acabam fracassando. É importante ter em mente que o sucesso dos seus clientes é o sucesso do seu escritório!

Como você pôde perceber, para aumentar o ticket médio na empresa contábil é necessário agregar valor de diversas formas, oferecendo diversificação, bom atendimento e serviços de qualidade. As pessoas têm que acreditar que o seu escritório é realmente o melhor do mercado!

Você conhece alguma outra maneira de aumentar o ticket médio do seu escritório? O que você acha que pode melhorar? Deixe um comentário contando a sua experiência para a gente!

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