5 boas práticas para liderar uma equipe com sucesso!

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Liderar equipe é uma tarefa crucial para que qualquer empresa obtenha sucesso em seus negócios. Conduzir os funcionários, de modo que eles sintam-se motivados, integrados e amparados, aumenta a motivação do grupo e gera grandes benefícios para a produtividade e para a execução do trabalho.

Nesse sentido, o papel de um bom líder é gerenciar o capital humano para que ele se desenvolva e permaneça alinhado com as metas finais. Assim, o trabalho pode ser executado a partir de um objetivo, que é entendido e colocado em prática por todos os colaboradores.

Entendeu a importância de uma boa liderança para o sucesso de uma gestão? Quer aprender mais sobre como essa função pode ser bem executada? É sobre isso que trataremos neste artigo, continue conosco!

Quais são os desafios de liderar uma equipe?

Coordenar e motivar a equipe é, por si só, um grande desafio — tendo em vista que, gerenciar e desenvolver as habilidades pessoais de cada um do time, é uma tarefa que exige um líder que seja motivador e bastante dedicado.

Para conseguir driblar essas questões e superar as dificuldades, é preciso conhecer os possíveis problemas para solucioná-los com eficiência — pois, só assim, é possível desenvolver uma boa gerência. A seguir, conheça os principais desafios que são enfrentados pelo gestor!

Fornecimento de feedbacks

Sem dúvida, o primeiro problema que atrapalha grande parte dos gestores é não saber fornecer um feedback adequado. O retorno, a orientação e o acompanhamento são fundamentais para manter os colaboradores motivados e dedicados. Ao errar nessa tarefa, a equipe pode perder o engajamento e deixar cair o nível de produtividade.

Gerenciamento de conflitos

Conflitos de personalidade e divergência de pensamentos acontecem com frequência entre os funcionários de uma organização. Tal atrito, no entanto, dificulta o bom trabalho em equipe e interfere diretamente nos resultados apresentados — já que os colaboradores gastam muita energia neles.

Porém, gerir corretamente essas situações para sanar o problema e manter um bom clima na empresa ainda é uma dificuldade.

Estabelecimento de metas

As metas são responsáveis por todo o delineamento das atividades, uma vez que as ações dos colaboradores serão direcionadas por elas, certo?

Assim, criar um plano bem estruturado, que possa ser atingido, mas que desafie a equipe se torna uma tarefa que deve ser planejada e executada com muito cuidado e de forma bastante estratégica — e isso ainda é um grande desafio para a maioria dos gestores.

Pensando em tais obstáculos, fica a dúvida: como é possível desenvolver uma liderança que supere essas dificuldades e direcione os colaboradores para o rumo pretendido? É o que veremos no próximo tópico!

O que é preciso fazer para garantir uma liderança de sucesso?

O papel de um bom gestor é garantir que o desempenho da equipe esteja alinhado e seja coerente com os objetivos da empresa. Para isso, é preciso garantir o desenvolvimento contínuo e a resolução de problemas pontuais.

Por essas razões, um bom líder utiliza-se de diversos métodos para conseguir executar as tarefas com precisão. Pensando nisso, conheça, a seguir, algumas práticas para garantir uma gestão de sucesso!

1. Desenvolver as competências do time

Para que a equipe possa evoluir constantemente em suas tarefas, é preciso que as habilidades de cada um sejam reconhecidas, lapidadas e aproveitadas. Conhecer o que os colaboradores têm a oferecer, utilizar essas competências em ações estratégicas e fornecer treinamentos para aprimorá-las pode melhorar o desempenho dos funcionários.

Outro ponto essencial é corrigir os aspectos que não estão satisfatórios. Isso pode ser feito a partir da realização de reuniões de feedbacks e da criação de planos de ação para que os colaboradores adquiram novas habilidades. Assim, as dificuldades que atrapalham a produção são resolvidas, impactando positivamente no resultado final.

2. Dar feedbacks constantes

Independentemente de serem positivos ou negativos, os feedbacks são extremamente importantes para garantir que a equipe esteja atuando em prol dos objetivos em comum.

Nesse sentido, avaliar o andamento das tarefas e comunicar aos colaboradores os pontos que precisam ser melhorados (ou mantidos) são ações imprescindíveis para solucionar as falhas e garantir um bom resultado.

Desse modo, os executores das tarefas estarão sempre nivelados com as expectativas da empresa, tendo ciência o que precisa ser feito. Sentir-se em sintonia com a organização modifica o comportamento do funcionário, que passa a dedicar-se com mais empenho às funções.

3. Delegar tarefas adequadamente

Delegar tarefas é uma questão fundamental para a manutenção de uma boa liderança. A divisão dos afazeres é o condutor das ações de toda a equipe, sendo responsável pelo atingimento (ou não) das metas estabelecidas.

No entanto, medir corretamente o limite da sua gerência faz-se importante. Isso pois, caso haja muita autonomia, o colaborador pode sentir-se sem respaldo ou não produzir o necessário. Mas, caso haja muito controle, o funcionário não desenvolverá autonomia nem aplicará todo o seu potencial para cumprir com as tarefas.

Também é papel de um bom líder, portanto, dosar até que ponto os funcionários necessitam de controle para conduzir as atividades, e definir a partir de qual momento eles têm a liberdade para encontrar os próprios meios para a resolução.

4. Promover um canal de comunicação aberto

Embora, muitas vezes, a liderança não dê o devido valor para a opinião dos funcionários, realizar tal tarefa é crucial para que sua voz seja ouvida. Quando o time sente que a sua opinião sobre o processo não importa, tende a perceber a liderança como opressora e ela perde a legitimidade.

Por isso, tenha em mente que a equipe é parte do processo — e, quando a liderança deixa isso claro, os colaboradores sentem-se reconhecidos, assumem que seu papel é válido e dedicam-se mais para a empresa.

Com essa simples atitude, a gerência é vista de outra maneira. Afinal, fica estabelecido que o líder está considerando todos os pontos e todos os envolvidos para tomar suas decisões — e isso impacta diretamente na produtividade do grupo.

5. Motivar o time

Não é nenhum segredo que a motivação é o motor que mantém os colaboradores dedicados. Nesse sentido, é fato que a produtividade é diretamente afetada, quando não há um motivo maior que cative o funcionário na realização de suas tarefas.

Diversas situações podem afetar esse senso e diminuí-lo. Podemos citar alguns deles, veja:

  • não se identificar com os objetivos da empresa;
  • não ser reconhecido pelas suas realizações;
  • não ter direcionamento para executar as atividades etc.

Aí é que entra o trabalho de um bom líder. Acompanhar sua equipe, identificar aqueles que parecem desmotivados e corrigir o motivo são ações intrínsecas da função. Além disso, faz-se necessário garantir que a missão, a visão e os valores da empresa sejam compartilhados por todos.

Como você pôde ver, liderar equipe é um trabalho árduo, mas completamente recompensador. Apesar dos desafios e das barreiras que a gestão de pessoas apresenta, quando o gerenciamento é feito de modo adequado, as metas do negócio podem ser alcançadas e apresentarem um resultado bastante positivo!

Gostou de saber quais aspectos são importantes para liderar equipe e obter sucesso? Compartilhe essas informações relevantes nas suas redes sociais e garanta que seus amigos conheçam essas práticas para ter uma boa gestão!

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