A gestão da sua empresa influencia em todos os setores e principalmente no futuro da mesma. Diminuição de custos, ganho de eficiência em operações, redução de retrabalho e monitoramento das demandas, estas são algumas das maiores preocupações de uma empresa de contabilidade e tudo isso é fruto a ser colhido caso haja uma boa gestão.
Mas você sabia que existe outro modo de gestão capaz de aliar a agilidade através de planejamento e validação das etapas da tarefa ou projeto antes mesmo de serem executadas? É a GESTÃO ÁGIL.
A Gestão Ágil trata-se de uma forma de otimizar os processos feitos dentro da tradicional, potencializando os resultados da empresa com rapidez, flexibilidade e integração. Sendo considerada uma abordagem leve de gerenciamento de projetos, onde o projeto é dividido em várias etapas menores para que seja mais fácil aplicar mudanças e sua finalização.
A diferença entre Gestão Tradicional e Gestão Ágil
No formato tradicional, o projeto em si só faz sentido quando é entregue no final se estiver completamente finalizado. Já no método ágil, o projeto é dividido em etapas e entregue de forma parcial ao cliente, solucionando parte da necessidade dele antes mesmo da execução final.
A principal diferença entre eles está no modo como os projetos são planejados. Sendo que na gestão tradicional é separado um tempo para planejamento antes da execução do projeto, onde todas as especificações, prazos e responsabilidades são definidas. Já na gestão ágil, no começo é decidido apenas o básico e o restante do projeto se deixa a ser definido com o passar do tempo, sendo possível o produto ou resultado final ser alterado, se necessário, em qualquer momento da execução.
Podemos resumir da seguinte forma:
- ENTREGA
- Tradicional: Uma única entrega
- Ágil: Entrega em etapas
- FOCO
- Tradicional: Foco em uma tarefa de cada vez
- Ágil: Foco em diversas tarefas ao mesmo tempo
- PLANEJAMENTO
- Tradicional: Planejamento completo antes do início do projeto
- Ágil: Planejamento feito em etapas e conforme o projeto vai acontecendo
- ALTERAÇÕES
- Tradicional: Sempre tentando amenizar as alterações
- Ágil: Alterações feitas constantemente
Como você pode ver o modelo de gestão ágil traz diversas vantagens para você e sua empresa e elas não param por aí, além de trazer diversos benefícios para sua empresa, é possível aplicar estes mesmos conceitos no RH, com uma série de melhorias na produção diária do departamento e consequentemente na gestão das pessoas.
Algumas das vantagens são:
- Autonomia para a equipe;
- Flexibilidade perante as mudanças;
- Contato entre os colaboradores e o RH;
- Otimização e maior produtividade.
E AGORA, QUAL MODELO DE GESTÃO USAR?
Antes de decidir qual modelo de gestão usar na sua empresa de contabilidade, você precisa conhecer um pouco de cada uma delas e ver se adapta melhor a sua realidade e qual o foco do seu negócio, seja redução de esforços não necessários no momento, aumento de lucros ou satisfação do cliente.
Quanto melhor você entender sua empresa e o seu problema, mais chances você tem de acertar na hora da escolha do melhor modelo para todos da sua equipe.