7 estratégias para aumentar a lucratividade do seu negócio contábil

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Alavancar a receita do negócio contábil é um dos objetivos principais de todo contador empreendedor, mas essa não é uma tarefa tão fácil. Para conseguir aumentar lucratividade é preciso ter conhecimento, técnica, dedicação e, principalmente, uma mente aberta para fazer transformações no negócio.

Muitos profissionais contábeis têm uma rentabilidade satisfatória e por essa razão se encontram em uma situação de conforto, porém, o mercado da contabilidade está cada vez se tornando mais competitivo com o surgimento de metodologias e inovações no ramo.

Dessa forma, não há espaço para aqueles que não buscam o desenvolvimento contínuo do negócio. Prossiga com a leitura deste post e conheça as 7 melhores estratégias para maximizar os lucros do seu negócio contábil!

1. Revisar a precificação dos serviços

A competição por clientes sempre é intensa no ramo contábil, vários profissionais cobram preços excepcionalmente menores que seus concorrentes para realizar os mesmos serviços, fazendo com que muitos clientes optem por eles.

Entretanto, a precificação pode ser feita de diferentes formas, é possível cobrar por serviços ou por horas, sendo essa última a modalidade mais comum entre os negócios contábeis.

Mas a precificação por horas pode não ser a melhor saída em diversos casos. Alguns serviços acabam sendo mais complexos ou exigir um conhecimento mais especializado que outros.

Para que o preço seja o mais adequado possível para cada cliente, recomenda-se que seja adotada uma cobrança personalizada de acordo com a necessidade de empresa. Dessa forma, a empresa ou escritório de contabilidade conseguirá fornecer uma precificação mais justa e maximizará seus lucros simultaneamente.

2. Investir em tecnologia

Atualmente, é difícil imaginar o dia a dia sem o uso da tecnologia. As inovações aprimoraram a grande maioria de nossas ações rotineiras, como nossa forma de comunicar, curtir o tempo de lazer, realizar compras, ler notícias etc.

A mesma lógica se aplica no ramo contábil. Os benefícios dos softwares de gestão contábil são tão benéficos que é inimaginável atualmente trabalhar sem eles. São várias as funcionalidades que desses programas que maximizam a produtividade do contador, alguns exemplos são:

  • avisos sobre vencimento de documentos obrigatórios, minimizando perdas de prazos;
  • possibilidade do cliente efetuar pagamentos via e-Cac;
  • ampliação dos canais de comunicação com o cliente;
  • controle do tempo de atividade, permitindo avaliação do desempenho;
  • automação de atividades rotineiras e burocráticas, como realização de contas, controle de prazos, cálculos de impostos, folha de pagamento etc.;
  • controle de inadimplência automático;
  • unificação das operações contábeis, como a emissão de guia DAS pela própria plataforma;
  • realização de backups automáticos.

Essas funções fornecem inúmeros benefícios para o negócio contábil, os principais são:

  • economia: minimiza gastos com papéis, impressões, correspondência física etc;
  • eficiência: com a automatização de várias tarefas, o contador pode se concentrar nas operações mais difíceis e na conquista de novos clientes;
  • redução de estresse: facilita o trabalho do contador e reduz as atividades estressantes, aumentando rendimento no trabalho;
  • segurança: com os arquivos digitais e backups, diminuem as chances de ocorrer perda de documentos por extravios, furtos ou acidentes;
  • eliminação de erros: elimina falhas humanas como atrasos, erros de cálculos etc.

Diante de tantas vantagens, é coerente afirmar essa é uma das principais estratégias para não somente aumentar a lucratividade do negócio, como também para satisfazer melhor dos clientes, elevar a qualidade do serviço e a qualidade de vida dos contadores.

3. Oferecer serviços de consultoria

A consultoria contábil consiste no diagnóstico das necessidades contábeis e financeiras da organização, otimizando seus processos, adequando-a perante a legislação e fornecendo informações relevantes para a tomada de decisões.

Entre os serviços estão a gestão financeira, planejamento contábil, tributário, gestão de pagamentos, entre outros que aperfeiçoam a estrutura do empreendimento do seu cliente.

Perante o difícil cenário econômico que nosso país enfrenta atualmente, a crescente competitividade do mercado e a implementação da fiscalização eletrônica (pelo SPED), as empresas estão buscando serviços da contabilidade estratégica ou gerencial para aperfeiçoarem seus processos, o que torna a consultoria uma prática bastante rentável.

4. Fornecer treinamentos

Os contadores são capazes de aprimorar os serviços de diversos setores da companhia, como o RH, departamento jurídico, vendas, entre outros. Por essa razão, é possível que eles ofereçam serviços de treinamentos adicionais para aumentar o faturamento.

Pode-se oferecer treinamentos sobre economia e finanças básicas, linguagem de negócios, por exemplo. Como também outros cursos que não estão ligados à contabilidade, como pacotes office, que inclui programas como o Excel, Word e Power Point.

5. Agregar valor ao serviço

Antes de aumentar os preços de seus serviços, é preciso que o cliente enxergue a qualidade deles, fazendo-o preferir pagar mais pelo seu negócio a contratar concorrentes mais baratos.

Muitos contadores buscam especializações para agregar valor aos seus serviços, mas também é possível fazê-lo ao entregar serviços além da qualidade esperada pelo cliente. Assim, o cliente enxergará isso como um ponto positivo e você será capaz de negociar um aumento maior no reajuste anual posteriormente.

6. Fazer uma parceria com uma empresa de marketing

Quanto mais robusto for o serviço oferecido aos clientes, maior será sua preferência no mercado. Por isso, vários escritórios de contabilidade firmam parcerias com uma agência de marketing para fornecer um pacote completo às empresas contratantes.

Além disso, os próprios profissionais de marketing auxiliarão na divulgação de seu escritório, fazendo-o crescer e se tornar referência no mercado. Isso também agregará valor ao negócio contábil, tornando viável o aumento de seu ticket médio.

7. Aperfeiçoar a comunicação dentro do negócio

À primeira vista, o aperfeiçoamento da comunicação interna pode não parecer relacionado contribuir para a lucratividade. Porém, gargalos na comunicação tanto entre os profissionais quanto seus colaboradores constituem um dos principais entraves para a eficiência do serviço.

É preciso incentivar o diálogo, o trabalho em equipe e realizar reuniões periódicas para garantir que todos estejam alinhados em busca dos mesmos objetivos, fazendo com que esses sejam alcançados de forma mais eficiente.

Também utilize uma plataforma para unificar a troca de mensagens e transmissão de avisos, dessa forma, não haverá desvios de informações, falta de conhecimento sobre dados relevantes, esquecimentos, entre outras falhas de comunicação.

Isso ajudará no acompanhamento de planejamentos pelos funcionários e otimizará toda a comunicação, permitindo mais eficiência nas atividades do negócio e aumentando a lucratividade.

Percebe-se que aumentar lucratividade é mais acessível que muitos contadores acreditam, basta que ele invista saiba quais são as ferramentas que permitem fazê-lo.

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