6 razões para investir na gestão de processos em um escritório de contabilidade

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Para sair na frente no mercado e gerar novas oportunidades no escritório contábil é importante o investimento na melhoria da organização como um todo. Para tanto, há a gestão de processos, que visa projetar, monitorar, controlar e executar procedimentos de negócio para alcançar consistência nos resultados alinhados às estratégias empresariais.

Essa gestão é fundamental para o crescimento da empresa por meio da geração de diferencial competitivo. Já que a contabilidade deixou de ter um aspecto unicamente operacional, o foco nos processos pode gerar a ampliação de desempenho no mercado de negócios.

Neste post, traremos 6 razões para você investir na gestão de processos do seu escritório contábil. Confira!

1. Consultoria contábil

Com a gestão de processos, é possível identificar as dificuldades dos clientes e adotar estratégias no seu escritório de contabilidade. Caso o seu público tenha dificuldades para gerir um negócio financeiramente, você pode oferecer consultoria contábil para eles.

Aliás, você é capaz de personalizá-la de acordo com as particularidades de cada cliente, isso traz uma aproximação maior.

Sendo assim, com base nas informações sobre as dificuldades do cliente, seu escritório avaliará e oferecerá as melhores soluções, por exemplo, mudança no regime tributário, suporte na contratação de serviços terceirizados, análise de resultados, entre outras possibilidades de reduzir gastos. Isso torna a dinâmica de interação menos mecânica e mais analítica.

O ideal é fugir do básico. Não que emissão de guias e folha de pagamento não sejam tarefas relevantes, elas são indispensáveis em qualquer negócio. Porém, o escritório contábil que se restringe, também limita as suas possibilidades de gerar novas oportunidades de ganhos. Logo, a utilização da gestão de processos ajuda a atender e compreender os passos para auxiliar os clientes.

2. Assessoria no uso de softwares

Há a possibilidade de cobrar pela assessoria, por exemplo, se seus clientes costumam solicitar suporte ao seu escritório contábil para emitir notas fiscais e você acaba fornecendo assessoria gratuita sobre softwares que prestam esse serviço, isso pode mudar!

Ainda, ao oferecer um pacote limitado de emissão de notas fiscais, o seu escritório contábil pagará uma quantia fixa pelo uso do software, logo, você cobrará pela extensão do serviço oferecido para o cliente. Essa estratégia de gestão de processos aumenta a sua margem de lucro.

É importante ressaltar que essa percepção de melhorar as práticas e adquirir metodologias mais vantajosas para a empresa, vem com o investimento na gestão de processos. Não se pode melhorar aquilo que não se tem pleno conhecimento, ao perceber todas as potencialidades do seu negócio, novas oportunidades surgirão.

3. Melhor cumprimento de prazos

Um escritório contábil trabalha constantemente com prazos. Taxas, impostos, declarações, balanços e outras funções são de responsabilidade do departamento de contabilidade que, em caso de atraso dessas entregas, sofrerá consequências sérias, como multas. Agora, com a gestão de processos, é possível cumprir os prazos estipulados.

Um gerenciamento correto ajuda a eliminar esse gargalo. Afinal, tendo pleno conhecimento de todos os níveis de atividades desempenhadas, o cumprimento de prazos será uma consequência, o que abre mais oportunidades. Um serviço de extrema importância, como é a contabilidade, se bem executado, consolida sua marca e atrai novos clientes.

Isso abre espaço para alavancagem da procura pelo seu serviço, pois o consumidor quer compromisso com as entregas, obviamente. Sendo assim, seu escritório ganhará cada vez mais espaço competitivo, ampliando o número de contratos fechados e a avaliação positiva por parte dos usuários.

4. Assessoria jurídica

Outra oportunidade interessante é contratar advogados ou fazer uma parceria com escritórios de advocacia para oferecer assessoria jurídica. Nesse último caso, o seu escritório cobrará uma porcentagem sobre a indicação feita. Essa cooperação gera uma oportunidade de expansão mútua. O profissional de direito atuará em atividades, como:

  • ajuizamento, defesa e acompanhamento de ações judiciais, como indenizações, execuções e cobranças;

  • elaboração de contratos simples, como de cessão de direitos e locação;

  • revisão e adequação de documentos internos à legislação.

Esse intercâmbio de áreas fornece maior amplitude de conhecimento e confiabilidade com parceiros que tenham experiência e excelência na geração de valor para o público. Isso demanda que seu escritório contábil tenha uma boa gestão de processos para que essa unidade estratégica seja bem-sucedida.

As áreas contábil e jurídica têm certa relação, pois ambas lidam com legislação e normas técnicas. Os clientes que procuram seus serviços, provavelmente, precisarão de apoio mais específico na área judicial, logo, por meio do seu encaminhamento, os consumidores se sentirão mais seguros e satisfeitos por terem um direcionamento interdisciplinar.

5. Geração de informação para os clientes

A contabilidade se tornou um cunho estratégico graças à gestão de processos. É significativo que o seu escritório de contabilidade repasse da maneira mais clara possível as informações que envolvem a escrituração contábil. Dessa maneira, é praticável executar uma análise vertical do demonstrativo de resultados, criar os índices financeiros e avaliar se a direção do cliente está de acordo com as suas demandas.

Além do mais, a geração de informação obtida por intermédio da gestão de processos, contribui no alcance de empresas que ainda não utilizam dos serviços de um escritório de contabilidade. Um microempreendedor individual, por exemplo, não tem o dever de contratar um contador, porém, muitas vezes, ele não dispõe das informações necessárias para executar suas finanças.

Também pode acontecer que esse empreendimento cresça e haja a necessidade da mudança do regime de tributação. Assim, com a disseminação de informações relevantes para os consumidores, você consegue atingir outros nichos de mercado, criando demandas para esses segmentos e gerando novas possibilidades de ganho.

6. Diminuição de gargalos

A falta de conhecimento sobre os processos de uma forma mais ampla, acaba gerando barreiras para descobrir as dificuldades que os colaboradores têm para efetuar as suas tarefas. Identificar, analisar e solucionar esses problemas é fundamental para o seu negócio. Um software de gestão reúne todas essas características.

Por meio dele, há a otimização do tempo e da produtividade com a padronização das atividades. Um exemplo disso é a automação de tarefas corriqueiras feitas manualmente, como inserção de dados em planilhas para geração de gráficos e relatórios de balanço. Esses são gargalos comuns quando não se tem uma gestão de processos eficiente.

Portanto, para lidar com gargalos você deve aliar uma boa comunicação corporativa com um software de gestão integrada que auxilie nas demandas do seu escritório contábil. Ajudando assim, a criar um ambiente otimizado.

Gostou do post? Agora que você conhece as principais razões para investir na gestão de processos, que tal curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as novidades?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts mais recentes

Deixe um comentário

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência no uso do site. Ao utilizar nosso site você reconhece que está de acordo com a nossa Política de privacidade.