6 dicas essenciais para se manter atualizado na área contábil

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Já não bastassem os inúmeros desafios dessa carreira, o bom profissional tem sempre que se manter atualizado na área contábil. Isso porque, diante da concorrência e de todos os avanços tecnológicos do setor, estar um passo à frente é imprescindível para colher os bons resultados e galgar rumo ao sucesso profissional.

Pensando nisso, a J Drel trouxe neste post algumas dicas indispensáveis para todo profissional da área que sabe dessa necessidade de se manter a par do que ocorre no mundo dos negócios. Ficou interessado? Então continue lendo e confira o que preparamos para você!

1. Invista em aportes tecnológicos

Para se manter atualizado na área contábil, um dos primeiros passos a serem dados, sem sombra de dúvidas, é ficar por dentro das inovações tecnológicas que podem facilitar o seu trabalho.

Muito mais do que tempo livre para se dedicar a outras tarefas, os avanços constantes da tecnologia nesse setor permitem a você um melhor controle gerencial de pessoal e do fluxo de trabalho — isso sem contar que eles facilitam a promoção e a divulgação dos seus serviços e do empreendimento como um todo. Então, mantenha-se informado sobre os recursos disponíveis e não hesite em lançar mão deles, sempre que possível!

2. Dedique-se ao aprendizado de novas línguas

Atualmente é fundamental que você saiba, ao menos, mais uma língua que não a sua de origem. Você já deve saber disso, porém, é importante frisar: esse é um diferencial não somente no setor de contabilidades, mas em qualquer outra área profissional. Por isso, não perca mais nem um minuto!

Invista em você e no seu futuro e procure aprimorar os seus conhecimentos aprendendo novas línguas. Além de abrir um leque de oportunidades para outros tipos de serviços, você terá acesso a novos materiais que só estão disponíveis na língua estudada, e que poderão resultar em bons frutos para a sua carreira.

Além de todas essas vantagens, há ainda a possibilidade de se investir em intercâmbios em grandes corporações fora do país — porém, falaremos sobre isso mais adiante.

3. Invista treinamentos e capacitações

Talvez você já tenha visto aqui no blog da J Drel o que falamos sobre as principais reclamações de clientes em escritórios de contabilidade — que, como você sabe, devem ser evitadas ao máximo. Mas, de fato, não é fácil ter sempre o “jogo de cintura” para lidar com todos os tipos de pessoas e problemas que podem surgir em seu caminho.

Quanto a isso, uma excelente maneira de se manter sempre um passo à frente é investir em cursos e reciclagens para que você e os seus funcionários não pequem nessa importante tarefa de manter uma carteira de clientes satisfeitos. Inclusive, se você é do setor, deve saber que os conselhos regionais frequentemente promovem cursos, seminários e treinamentos para a modernização dos recursos e conhecimentos do pessoal interessado, certo?

Mas isso não se aplica só ao atendimento. Então, para se manter atualizado na área contábil e não perder nenhuma mudança na legislação ou no modus operandi de algum processo de trabalho, é imprescindível que você acompanhe o calendário da entidade responsável pelo seu estado e participe, sempre que possível, das oportunidades que surgirem.

Além das diversas vantagens em termos de capacitação, não se esqueça de que esses eventos geralmente reúnem um grande número de pessoas influentes na área — e conhecê-las podem ser importante tanto para o seu crescimento profissional quanto para o do seu empreendimento.

4. Fique atento às mudanças nas leis vigentes

Para todo bom profissional que quer se manter atualizado na área contábil, as leis pertinentes deverão estar sempre por perto, sendo acompanhadas de forma quase religiosa. Afinal, qualquer mudança na legislação que rege a prestação dos seus serviços pode acabar atrapalhando o bom desenvolvimento do seu trabalho.

Ainda mais porque estamos em um país onde há constantes alterações nas leis vigentes, é preciso ficar de olho para não ser pego de surpresa. Então, crie uma forma de se organizar para não perder tempo, nem dinheiro, com retrabalhos.

5. Invista em uma boa rede de contatos

Outra dica bastante importante para você não ficar por fora de nada que ocorre na sua área de trabalho é investir em uma rede de contatos profissionais, também conhecido como networking. Como já dissemos, você pode criar uma lista de contatos do seu interesse a partir de reuniões, eventos e até de recursos permitidos pelos avanços tecnológicos, como as redes sociais.

Seja como for, gaste um tempinho conversando com pessoas e profissionais que compartilhem dos seus interesses e troque informações relevantes para o seu trabalho. Com certeza, essa prática lhe permitirá bons resultados em um futuro não tão distante!

6. Sele parcerias para intercâmbios dentro e fora do país

Por fim, se você tem uma empresa em fase de ascensão, ou mesmo que precisa de um “up”, outra excelente ideia é investir em intercâmbios com propósito profissional. Crie vínculos com grandes corporações na área de seu interesse a fim de proporcionar aos seus empregados a oportunidade de compartilhar conhecimentos e aprender novas práticas.

Há também — caso você tenha a oportunidade de investir em estágios fora do país — uma série de programas em renomadas empresas que admitem essa prática, e por valores ínfimos se comparados aos possíveis lucros. Para isso, como já dito acima, não se esqueça de investir no aprendizado de novas línguas, certo? 

Além de ser umas das estratégias para manter a motivação da sua equipe, isso é uma excelente forma de ficar por dentro de todas as novidades no setor de contabilidade.

Bom, como podemos ver, para se manter atualizado na área contábil é fundamental investir em capacitações, gestão de processos, novas tecnologias e redes de contatos. Contudo, também é preciso ter dedicação e empenho para que o conjunto dessas práticas — aliadas a estratégias para aumentar a lucratividade do seu empreendimento — resultem no tão almejado sucesso!

Gostou do nosso artigo? Então aproveite para se aprofundar no assunto e não deixe de conferir também as 6 razões para investir na gestão de processos!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts mais recentes

Deixe um comentário

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência no uso do site. Ao utilizar nosso site você reconhece que está de acordo com a nossa Política de privacidade.