5 principais desafios da gestão de pessoas na contabilidade

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Se lidar com pessoas tende a ser um trabalho árduo, a missão de gerenciá-las pode ser fator decisivo entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento. Isso porque a gestão de pessoas na contabilidade inclui, entre seus inúmeros desafios, ser capaz de conduzir um grupo de diferentes profissionais com ideias, talentos, ritmos, motivações e aspirações distintas rumo a um mesmo objetivo. Parece complicado, não é mesmo? E é!

Mas fique tranquilo. Ao final deste artigo, você estará preparado para lidar com essa importante labuta. Para isso, elencamos aqui cinco dicas baseadas nos principais desafios da gestão de pessoas que podem ser empregadas de modo assertivo e direcionado para sua empresa. Continue a leitura e confira!

1. Seja líder antes de ser chefe

O desafio está lançado! Poucos são os empresários que conseguem, dentro de seus negócios, assumir uma postura de liderança. E você, será que é capaz?

Inicialmente, é preciso lembrar que a liderança é — por si só — um termo do próprio empreendedorismo que versa sobre a capacidade do chefe, aquele que detém o poder da decisão, de impulsionar, motivar e manter unida a equipe em suas próprias diferenças.

Nesse contexto, é necessário ter jogo de cintura para ler nas entrelinhas as diferenças individuais, dificuldades e aptidões de cada funcionário de forma a designar as pessoas adequadas para as funções certas. Desde que você seja capaz de exercer com êxito essa difícil tarefa, você conseguirá otimizar seu tempo e atender — de forma coletiva, como em reuniões de equipe — à demanda de cada um de seus colaboradores.

E se você tem dificuldades ou dúvidas em relação às melhores maneiras de lidar com seu time, invista nas boas práticas para liderar uma equipe com sucesso ou procure cursos para aprender um pouco mais sobre gerenciamento de equipes e gestão de recursos humanos. Isso certamente significará um ganho inestimável para seu crescimento pessoal e profissional.

2. Promova a capacitação de seus colaboradores

Mais que necessário para o próprio progresso da empresa, investir em capacitação cria também laços de confiança e comprometimento entre empregador e empregado.

Assim, quando você promove a oportunidade de crescimento profissional para seus funcionários, a tendência natural é um aumento na produtividade e na qualidade dos serviços prestados. Como consequência, sua empresa começa a ganhar visibilidade por determinada especialização e galgar rumo ao status de referência no mercado. Que tal essa técnica de gestão de pessoas na contabilidade? É uma boa pedida para manter sua equipe próxima e ainda melhorar seus serviços!

3. Transforme um grupo de pessoas em uma equipe

Pode até parecer estranho, mas há uma imensa diferença entre uma sala cheia de pessoas trabalhando de forma independente e uma sala onde existem pessoas trabalhando para alcançar um mesmo propósito.

Para que seja possível alcançar esse estado de sinergia, é necessário conhecer cada colaborador e suas aptidões e, assim, planejar um sistema de produção onde as habilidades individuais de cada um sejam respeitadas e evidenciadas em um processo interdependente, o qual funcionará como um maquinário bem lubrificado ao final.

Ainda, as diferenças de ideias e gerações não devem ser ignoradas ou evitadas, mas sim incentivadas como formas de trocas de experiências e conhecimentos que podem ser complementados harmoniosamente. Aposte nisso! Não há nada melhor do que ter toda a expertise do jovem na área da tecnologia associada ao bom e empírico conhecimento daqueles que trabalham há décadas no ramo!

4. Mantenha a motivação da sua equipe

Entre as técnicas de gestão de pessoas na contabilidade, manter a motivação da equipe é uma das mais difíceis empreitadas, já que envolve assuntos delicados que sempre findam em salários, planos de carreira e estabilidade. Infelizmente, esse é um mercado ainda um tanto quanto autônomo, mas que não deve desabonar sua importância frente a tal cenário.

Assim, você enquanto líder e chefe pode criar, na medida de suas possibilidades, planos de promoções e bonificações que podem ser desde aumentos salariais até dias de folga remunerados. Dessa forma, os seus funcionários terão um estímulo para se manterem permanentemente motivados e você ainda evitará os chamados turnover — ou rodízio de colaboradores dentro da empresa.

Em adicional, promover a oportunidade de palestras motivacionais com coachings da área pode ser uma estratégia válida para levantar o moral do seu time.

5. Preze pelo bom clima organizacional dentro da sua empresa

O tema que trataremos a seguir é motivo de muitas controvérsias. Há aqueles empreendedores que ainda refutam a ideia do clima organizacional como fator de produtividade dentro de uma empresa. No entanto — sejamos justos —, quem consegue dar o seu melhor dentro de um ambiente em que não se sente bem?

Independentemente de crenças, de feng shui ou de qualquer outro artefato que prometa o equilíbrio e a harmonia do ambiente, o clima organizacional — aqui entendido por um ambiente limpo, arejado, iluminado e livre de conflitos e competitividades exacerbadas — é de extrema relevância para promover a calma e o bem-estar que você, seus funcionários e seus clientes merecem.

Logo, investir em um ambiente estruturalmente adequado e incentivar a política da boa vizinhança são fatores de relevância para a produção, o gerenciamento e o crescimento empresarial. Também é importante salientar que a competição deve existir e ser incentivada, porém em doses saudáveis de convivência e produtividade!

Antes de finalizarmos, queremos ressaltar que sabemos que o caminho é longo. No entanto, com foco, organização, trabalho, planejamento e comprometimento, você pode transpor barreiras e alcançar o tão almejado sucesso. Não se esqueça de assumir a postura de liderança e chefia quando cada uma for de fato necessária. Afinal, como já bem disse Herbert Bayard Swope, “Eu não sei o segredo do sucesso, mas o do fracasso é querer agradar a todos”.

Finalmente, após discorrermos sobre os cinco maiores desafios da gestão de pessoas na contabilidade, chegou a hora de você nos contar quais são os principais obstáculos que você já enfrentou e quais são as suas dicas para os colegas da área. Portanto, deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!

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Uma resposta

  1. ” Seja líder antes de ser chefe”
    Excelente artigo e excelentes dicas. Sou da área e realmente gostei muito dessa abordagem… Poucos entendem que manter uma equipe coesa é papel inicial da liderança e que é a partir dela que o trabalho irá fluir.

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