5 estratégias para conquistar novos clientes na área contábil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Os negócios na área contábil demandam de uma grande confiança do público. Toda a tarefa de captação de fregueses nesse setor é desafiadora, uma vez que consiste em conquistar novos clientes por meio de estratégias de abordagem que demonstrem o seu diferencial e confiabilidade.

Como o escritório de contabilidade terá acesso a detalhes financeiros, impostos, alvarás, encargos trabalhistas e sociais, licenças e demonstrativos em ordem dos clientes, isso ocasiona um alto nível de exigência e concorrência acirrada.

Nesse cenário, conquistar novos clientes exige atenção redobrada para que se transpareça a confiança e a solidez necessária para atrair o público. Portanto, veja neste artigo as principais estratégias para ganhar força no mercado contábil. Confira!

1. Invista em um diferencial

Em um mercado cada vez mais disputado, é imprescindível ter um diferencial competitivo que seja difícil de ser replicado pelos concorrentes. Essa saída estratégica pode ser diversificada de acordo com o que pode ser considerado único, dentro do ambiente de mercado em que se está inserido. Seu diferencial pode ser:

  • qualidade técnica;

  • software especializado;

  • gestão otimizada;

  • atendimento personalizado;

  • localização privilegiada;

  • agilidade no serviço;

  • rede de filiais.

Outro modo diferencial é a especialização em um nicho, como prioritariamente atender grandes empresas, escritórios de advocacia, entre outros. Por isso, busque sempre ter uma equipe qualificada com domínio da legislação vigente e suas atualizações. Dependendo da situação, alguns concorrentes podem ter dificuldades em se atualizar ou ter certificações, fazendo com que essa abertura coloque sua empresa a frente.

Serviços contábeis que estejam alinhados com as atualizações mais recentes do mercado, como novas tecnologias e métodos, permitem conquistar novos clientes que se sentirão mais confiantes em conhecer sua unidade de negócios. Também é importante que você identifique os pontos fortes dos concorrentes para, assim, desenvolver o seu diferencial competitivo que a sua concorrência não oferece.

2. Conheça o seu público

Procure entender qual é o perfil do público que você atende. Um conceito básico do marketing é o de definição de persona, que significa estudar o seu público-alvo e alcançar um perfil ideal, que resumirá com propriedade o foco das suas ações de esforços.

Por exemplo, você pode definir concentrar seus esforços em captar pessoas jurídicas, cujo seu faturamento seja de 100 mil reais por ano. Logo, você tem um perfil delimitado, auxiliando na divulgação mais bem definida dos seus serviços para conquistar novos clientes com essa descrição pré-definida.

Assim, você pode divulgar suas soluções que atendam às necessidades da pesona, como imposto de renda de pessoa jurídica, gestão financeira para microempreendedores, planejamento tributário, apoio na precificação de serviços, obrigações fiscais e tributárias, entre outros.

Porém, caso você já tenha feito essa etapa várias vezes e sempre chega ao mesmo resultado, esse pode ser o momento de rever suas ações de definição de persona. Elas podem se mostrar saturadas, o que exige uma nova estratégia de identificação do perfil de público-alvo e as suas demandas.

3. Invista em marketing digital

Mesmo seu escritório tendo uma boa carteira de fregueses fidelizados, com a evolução do meio digital, a sua estratégia para conquistar novos clientes deve estar online. Ter um site com o contato, horários de funcionamento, serviços oferecidos e um breve resumo sobre a história da organização, é um excelente começo.

Uma tendência crescente para conquistar novos clientes, que estão cada vez mais no ambiente digital, é a criação de um blog com conteúdos interessantes para os usuários. Para isso, é preciso utilizar ferramentas de apoio encontradas na internet que mostram quais são as palavra-chave que os usuários mais usam para buscar informações relacionadas ao seu negócio.

Após isso, você tem um direcionamento sobre o conteúdo que pode ser relevante para esse público. Por exemplo, o seu escritório contábil atende a pequenas empresas e pessoa jurídica, logo, os assuntos sobre declaração de impostos, planejamento financeiro, legislação tributária etc., podem estar no ranking de buscas feitas pelos clientes. Essa estratégia de conteúdo é conhecida como SEO (Search Engine Optimization), que em português significa otimização para motores de busca.

Aliado a isso, tenha perfis nas redes sociais com postagens similares a folders, que contenham links que direcionem os usuários ao seu site e/ou blog para criar uma divulgação mais abrangente nas diversas plataformas. Formulários rápidos de preenchimento e promoções também são bem-vindos para conquistar novos clientes.

4. Faça palestras e eventos

Criar eventos é uma ótima maneira de obter uma rede de contatos novos e divulgar a sua empresa. Ofereça palestras feitas por você ou alguém da sua equipe que seja qualificado. Além disso, um palestrante profissional também pode ser contratado. O foco deve ser em um conteúdo relevante e dinâmico para os espectadores.

Divulgue seu evento em todas as plataformas que a sua empresa esteja, peça para que os seus clientes atuais tragam amigos. Para que seja memorável, você pode sortear materiais promocionais, uma consultoria grátis para uma fração de novos fregueses, cadastros simples para depois enviar e-mails direcionados, etc.

O importante é colocar o público dentro da atmosfera de confiança que você quer passar e trazê-los para perto com o seu profissionalismo. Nesse momento, o seu papel é deixar todos confortáveis e atentos a tudo que será transmitido, essa proximidade amplia os horizontes em relação ao consumidor.

5. Tenha posicionamento da marca

Desde o nome escolhido para o seu escritório contábil até a identidade visual, deve-se passar pistas do seu diferencial para o público. Logo, dependendo do público-alvo que você deseja se relacionar, o tipo de linguagem, a tipografia e as cores são importantes e você deve dar toda a atenção.

Por exemplo, se seu público é mais despojado, você pode ousar em cores mais vibrantes e fontes mais chamativas, porém, sem perder a seriedade e o profissionalismo. É por meio da comunicação visual que você poderá impactar positivamente o público-alvo. E não se esqueça de manter a valorização da sua base de clientes, eles são o seu alicerce e podem ser agentes de potencialização da sua marca.

Com isso, você pôde perceber que com as estratégias para conquistar novos clientes é possível organizar seus materiais de comunicação, utilizar dos meios digitais para manter contato com potenciais consumidores e ampliar a sua rede de divulgação. Tudo isso de maneira mais adequada e objetiva para o sucesso dos negócios.

Agora que você descobriu quais são as principais estratégias para conquistar novos clientes, conheça o papel da tecnologia na contabilidade!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts mais recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência no uso do site. Ao utilizar nosso site você reconhece que está de acordo com a nossa Política de privacidade.