5 dicas para aumentar e organizar a carteira de clientes do seu escritório de contabilidade

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Dentro de uma empresa, planejamento e organização são palavras-chave para o bom andamento e sucesso dos negócios, e é por isso que trazemos aqui importantes dicas de como aumentar e organizar a carteira de clientes de forma efetiva e direcionada.

Como você contador ou empresário do ramo já deve saber, a carteira de clientes nada mais é que um banco de dados onde devem estar inseridos todos aqueles a quem já se prestou ou se presta serviços. Mas não se engane: tal prática, apesar de parecer simples, demanda atualizações frequentes e um elevado nível de organização.

Com ele, você é capaz de suprir e viabilizar seu trabalho, tornando essa uma forte aliada aos bons préstimos e eficiência de suas tarefas.

Assim sendo, confira abaixo nossa lista com cinco aplicações básicas que todo profissional bem-sucedido deve implementar para aumentar e organizar sua carteira de clientes. 

1. Organize seus clientes conforme a frequência e o tipo de serviços prestados

Regra master para a organização de qualquer carteira de clientes é classificá-los e categorizá-los de acordo com a frequência e o tipo de serviços oferecidos. Assim, você consegue ter sempre à mão e com fácil acesso todas as informações atualizadas referentes a sua clientela ativa. Isso lhe proporciona não somente uma sistemática assertiva de produção como também a viabilização do seu tempo.

Mas é claro que os clientes eventuais não devem ser esquecidos. Jamais! Obviamente, o respeito, a importância e a qualidade do trabalho prestado devem ser os mesmos. Por isso, também recomendamos manter em dia todas as informações pertinentes sobre essa clientela.

É interessante contar com um pouco de visão estratégica: processos pontuais, como por exemplo a elaboração do Imposto de Renda, podem ser facilmente agilizados no tempo certo. Afinal, “time is money”!

2. Conheça seus clientes e ofereça um diferencial

De nada adianta ter uma carteira repleta de nomes e dados se os clientes não o procuram. Logo, uma excelente dica para você que quer aumentar e organizar a carteira de clientes é conhecer cada um deles, suas particularidades e necessidades nos negócios. Além disso, outra boa dica é moldar os seus serviços para atendê-los de forma exclusiva.

Atente também para aqueles possíveis clientes que estejam dando indícios de afastamento ou inatividade. Se isso ocorrer, providencie formas de descobrir quais as possíveis causas e ponha-se sempre à disposição. Estar sempre presente cria uma relação profissional mais estreita e, de forma geral, demonstra tanto atenção quanto interesse em prestar o serviço.

Como já dizia o velho ditado: “Quem não é visto, não é lembrado!” E então, o que vai ser?

3. Invista em tecnologias que facilitem seu trabalho

Sabemos como pode ser complicado em meio a tantos inputs e serviços operacionais manter a sua carteira de clientes sempre atualizada e ao mesmo tempo ser capaz de prestar um atendimento diferenciado e personalizado.

Sim, esse é de fato um trabalho árduo e que não é para qualquer pessoa. É preciso uma dose extra de ânimo e tempo, fatores que entre tantas tarefas muitas vezes nos faltam, não é mesmo? Mas aqui vai uma dica de ouro para você que precisa então de uma mãozinha para otimizar seu desempenho!

Existem várias ferramentas hoje no mercado capazes de fazer o trabalho pesado e deixar você com mais tempo para investir em seus clientes e na divulgação do seu trabalho. No geral, tratam-se de softwares inteligentes como o Domínio Contábil ou até mesmo o Domínio Empresarial que são capazes de facilitar a realização e a gestão de pessoal e de processos do seu empreendimento.

Com a tecnologia a seu favor, o sucesso do seu negócio depende única e exclusivamente de suas habilidades e capacidades enquanto profissional. Investir em você e no seu sucesso nunca é uma má ideia.

4. Divulgue seus serviços

É claro que não poderíamos deixar de fora esse tópico que muito merece ser comentado: a divulgação do seu trabalho. Apesar de podermos lhe dar algumas dicas de ouro de como conquistar mais clientes, devemos lembrá-lo também que não existe uma fórmula mágica para o seu sucesso.

Para ter um retorno favorável é necessário muito trabalho e seguir todas as nossas dicas anteriormente mencionadas — ou seja, ser organizado, prestar um atendimento diferenciado e ainda investir em você e no seu empreendimento. 

Ok, você com certeza sabe ou já entendeu isso. Porém, o que você talvez ainda não saiba é que a tecnologia também pode jogar a seu favor nesse quesito! Além de disponibilizar softwares que podem ajudá-lo a organizar a sua vida profissional, algumas plataformas de hospedagem de websites podem proporcionar uma maior visibilidade para seu negócio.

Diga você, essa é ou não é uma ferramenta perfeita para aumentar e organizar a carteira de clientes ao mesmo tempo?

5. Trabalhe com índices de satisfação

Nossa última dica deve estar em vigor em todas as fases da sua prestação de serviço. Logo, a maneira mais indicada para garantir o seu sucesso ou o da sua empresa é medir a satisfação dos seus clientes. Isso pode ser feito por meio de diferentes índices quantitativos e qualitativos de sua escolha.

Dessa forma, com feedbacks reais, você pode intervir diretamente para a melhoria das eventuais falhas apontadas por seus fregueses e que podem significar riscos para a sua demais clientela e, consecutivamente, para o futuro do seu negócio.

Importante relembrar que mesmo que você ou seus colaboradores sejam experientes no ramo, o mundo vive em constante mudança. Manter-se atualizado frente às novas legislações e tecnologias na área é essencial também para o êxito do seu negócio. Portanto, invista sempre em você e no seu conhecimento e também na sua empresa.

E então, gostou dessas 5 dicas imprescindíveis de como aumentar e organizar a carteira de clientes? Agora, como você e seu sucesso são importantes para nós, o que acha de entrar em contato com a gente e saber um pouco mais sobre todas as ferramentas e possibilidades que a J Drel pode oferecer ao seu empreendimento? Nossa equipe aguarda o seu contato e deseja muito sucesso. Conte com a gente!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts mais recentes

Deixe um comentário

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência no uso do site. Ao utilizar nosso site você reconhece que está de acordo com a nossa Política de privacidade.