4 principais reclamações de clientes em escritórios de contabilidade

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Se você presta serviços de contabilidade ou é empresário da área e já se deparou com queixas vindas de sua clientela, como “O atendimento aqui é péssimo!”, “É quase impossível falar com meu contador” e “Estou há dias ligando para o escritório, mas ninguém me atende!”, seja bem-vindo, pois este post foi criado para você!
Lidar com pessoas é sempre uma tarefa árdua e, quando envolve finanças, esse nível de complexidade parece triplicar. Infelizmente, não é nada incomum os clientes generalizarem e desmerecerem o trabalho do contador, já que há tantos casos conhecidos de colegas de profissão e empresas da área que pecam na hora de prestar um bom serviço e um bom atendimento.

Por isso, foi pensando em ajudar você que a J Drel elaborou um artigo com as principais reclamações de clientes em escritórios de contabilidade e dicas de como evitar ou até mesmo reverter essas situações a seu favor ou a favor de sua empresa. Acompanhe!

1. Qualidade precária no atendimento ao cliente

Vencedora nos rankings de pesquisa, a qualidade no atendimento é indiscutivelmente uma pauta que deve ser vista, revista e considerada em qualquer empresa que preste serviços ao público. Afinal, todo mundo quer ser bem tratado. Na qualidade de pagante, o cliente entende que deve ser priorizado e ter todas as suas expectativas atendidas.

É fato que muitas vezes os profissionais e/ou as equipes tendem a confundir a educação com a qualidade do atendimento. É certo que ambas caminham juntas rumo ao sucesso, mas é importante pontuar que um atendimento de qualidade vai além de um sorriso, um cumprimento cortês e o servir de uma xícara de café. Não que os bons tratos e uma educação lapidada não façam diferença — pois fazem —, mas também são necessários tato, paciência, transparência e total honestidade enquanto profissional para explicar todas as fases, processos, prazos, disponibilidades e até mesmo alertar sobre possíveis falhas sistêmicas.

Afinal, o que você prefere: um atendimento esclarecedor de uma hora livre de desagradáveis surpresas ou um atendimento de 15 minutos carregado de inúmeras cobranças futuras cheias de rispidez e ameaças?

Faça uma autocrítica do trabalho que você e/ou sua empresa estão realizando e pontue tudo aquilo que pode ser melhorado para o atendimento ao cliente. Caso julgue necessário, considere investir em treinamentos focados em técnicas de aperfeiçoamento na área.

2. Falta de planejamento ou desorganização

Não menos importante, essa é a segunda dentre as reclamações de clientes em escritórios de contabilidade mais recorrentes. Tal queixa é oriunda, em grande maioria, da falta de atualização e inclusão de um sistema organizacional assertivo para o planejamento e o cumprimento dos serviços ofertados.

Dentre as queixas mais comuns, estão a perda de documentos ou a falta dos mesmos, os preenchimentos errôneos de dados e até mesmo o desconhecimento por parte do próprio profissional encarregado da fase de tramitação do processo.

Geralmente, tal situação decorre da elevada demanda de trabalhos manuais que muitas vezes acabam sendo deixados para depois por um julgamento subestimado quanto a sua ilusória rapidez e simplicidade de execução. A infeliz realidade é que esses “pequenos afazeres” se unem formando um montante maquiavélico que pode atrapalhar todo o bom andamento de um ou de vários processos que até então eram de simples resolução.

Lidar com essa situação pode ser mais fácil do que parece. Se você quer evitar esse erro crasso ou identifica tal cenário em seu ambiente de trabalho, o primeiro passo é fazer um levantamento de todas as pendências, elencar todas as atividades operacionais desenvolvidas, identificar os pontos fracos na execução do serviço, renegociar prazos com seus clientes (se necessário for), parar de procrastinar e investir já em sistemas de automação de tarefas. Indiscutivelmente, a era da tecnologia chegou para ficar e hoje há no mercado diversas ferramentas que podem ajudá-lo a vencer a improdutividade, o retrabalho e o prejuízo em seus negócios.

3. Despreparo ou falta de mão de obra qualificada

Outra falha grave cometida por contadores autônomos e/ou empresas é oferecer um leque de serviços maior ou que exigem qualificação aquém de suas capacidades reais. Sabemos que de forma geral todos os profissionais têm um conhecimento vasto em diversos assuntos. Contudo, quando se trata de manter e expandir uma carteira de clientes, deve-se prezar pela prestação de um serviço de confiança e qualidade, sem margens para erros ou deslizes. Afinal, você não exigiria o mesmo?

Assim sendo, apesar de essa ser também uma das reclamações de clientes em escritórios de contabilidade, a solução é bastante simples: trabalhe apenas com áreas nas quais você possa garantir a qualidade do seu serviço e se destacar como referência no mercado ou invista em especializações em busca de ampliar satisfatoriamente seu leque de serviços. Se quiser saber um pouco mais sobre essa opção, confira nosso post sobre as principais certificações para profissionais da contabilidade.

4. Descumprimento de prazos e acordos

Não há nada mais degradante para a imagem de uma pessoa ou de uma empresa que a sua falta de comprometimento e desonra com o que foi previamente acordado. Essa talvez seja uma das práticas mais difíceis de redimir e que podem culminar em situações bastante dispendiosas para ambas as partes.

De forma geral, lidar com essa situação é assunto delicado, já que envolve índole e raízes culturais. Contudo, o profissional deve se lembrar sempre de não ludibriar em hipótese nenhuma seus clientes, bem como manter um relacionamento profissional transparente para evitar problemas futuros. Já os empresários da área devem manter vigilância plena e agir prontamente frente a condutas indesejadas de seus servidores que possam vir a denegrir de alguma forma a imagem de sua empresa no mercado.

E então, pronto para iniciar ou repaginar seu negócio? Você — autônomo ou empresário da área — deve se atentar para essas e outras reclamações de clientes em escritórios de contabilidade, a fim de evitá-las ao máximo em seu ambiente de trabalho.

Para isso, mantenha-se sempre atualizado, inove com tecnologias que podem ajudá-lo a manter a boa visibilidade e rentabilidade do seu empreendimento e confira nosso post com estratégias para captação de novos clientes! Boa leitura!

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