4 principais certificações para profissionais da contabilidade

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A área contábil adquire caráter mais complexo a cada dia. Diversos nichos surgem, requerendo que os profissionais da área sejam mais especializados e entendidos do processo de modo completo. Assim, obter certificação em contabilidade é uma maneira de demonstrar para o mercado que você é capacitado e tem domínio da sua profissão.

Quer conhecer meios de inovar no ramo contábil e ser um destaque no mercado? Saiba por que a certificação é a melhor maneira de realizar essa tarefa. Confira, a seguir, em nosso artigo!

Qual a importância de investir em aprimoramento na área contábil?

Atualmente, os profissionais do mercado precisam dominar múltiplas habilidades para o desempenho de suas tarefas no dia a dia com qualidade. Na área contábil, essa característica se evidencia ainda mais.

Para os que, além de contadores, ainda são gestores do próprio escritório, o que é uma realidade comum, faz-se necessário entender todo o processo da contabilidade e, ainda, ter conhecimento de gestão e administração.

Fica claro que não há mais espaço no ramo para aqueles que podem realizar um tipo limitado de afazeres. O trabalho do contador, atualmente, requer que ele entenda todo o setor financeiro, pense estrategicamente, otimize processos e empreenda.

Com a automatização que a tecnologia trouxe para a área contábil quanto a algumas tarefas, o trabalho manual e pouco especializado entra, cada vez mais, em desuso. Assim, os contadores precisam ser a parte pensante, administradora e criativa da gestão, que representam as habilidades que apenas os humanos podem desenvolver.

Para conseguir atender a todas essas expectativas, faz-se necessário constante estudo e desenvolvimento de novos conhecimentos para dominar cada vez mais a área. Com as especializações, o contador pode adquiri-las e comprová-las.

Mas, afinal, quais certificações em contabilidade podem ser vantajosas para aqueles que desejam constante evolução de seus conhecimentos? Para sanar essa dúvida, preparamos uma lista com as principais opções no mercado. Confira!

Quais são as principais certificações em contabilidade que o profissional deve ter?

Os certificados de contabilidade são essenciais para demonstrar para o mercado que você tem competência e total domínio da área. Eles podem ser obtidos em instituições de referência. Conheça quais são as certificações mais relevantes para um contador!

1. Cadastro Nacional de Auditores Independentes — CNAI

O CNAI, criado pela Resolução CFC nº 1.019, de 18 de fevereiro de 2005, tem como objetivo cadastrar e regulamentar os profissionais que desejam atuar no mercado de auditorias independentes.

Todos os profissionais contábeis estão passíveis de serem auditados pelo CFC, a fim de verificar irregularidades e fraudes. Quem realiza esse processo são outros contadores capacitados e certificados pelo órgão.

Obter a certificação para ser um dos profissionais que realizam as averiguações é uma maneira de entender melhor o trabalho, sendo capaz de enxergar as falhas e problemas que podem atrapalhar a contabilidade pontual e regular.

Para adquirir um registro CNAI, é preciso ser registrado na categoria contador e aprovado no exame de qualificação técnica promovido pelo CFC. Após a aprovação, o profissional será incluído automaticamente no Cadastro Nacional e, assim, se tornará um auditor.

2. American Institute of Certified Public Accountants — AICPA

Para aqueles que desejam trabalhar em multinacionais ou fora do país, ter essa certificação é o primeiro passo. O AICPA nada mais é que a validação de contador dos Estados Unidos. Além de servir para a atuação no ramo nos EUA e no Canadá, ela abre muitas outras portas.

Em um mundo globalizado, surgem cada vez mais oportunidades de trabalho em empresas de outras localidades. No entanto, para poder desempenhar uma tarefa como essa, é requerido que o contador tenha linguagem técnica adaptada aos padrões internacionais.

Para poder receber a certificação, faz-se necessário ser habilitado em alguma das 55 jurisdições contábeis dos Estados Unidos. Posteriormente a essa etapa, o contador precisa fazer um requerimento e realizar um exame.

3. Certificate In International Financial Reporting — CERTIFR

Desde o ano de 2009, o Brasil integra a agenda para convergência internacional das normas da contabilidade. O objetivo é alinhar o processo contábil realizado no Brasil ao que é praticado ao redor do mundo.

O nome utilizado para o padrão internacional é CERTIFR. O profissional que dominar as normas, os padrões e as demais questões referentes a esse assunto pode obter a certificação.

O exame para ser habilitado é extremamente complexo e desafiador. Portanto, o contador que pretende obter certificação em CERTIFR deve estar bem preparado e ter pleno conhecimento sobre o tema.

No entanto, todo o esforço é recompensado pelas vantagens que ela proporciona. Para aqueles que desejam trabalhar com economia da maneira globalizada que ela é, tê-la é uma obrigação. Outro ponto é que ele é um destaque em seu currículo.

4. Cadastro Nacional de Peritos Contábeis — CNPC

O Cadastro Nacional de Peritos Contábeis é o mais novo tipo de certificação que um profissional contador pode adquirir. Seu objetivo é determinar os profissionais capacitados a atuar como peritos contábeis.

Basicamente, o que um perito contábil faz é realizar laudos de acordo com o pedido de juízes acerca de algum caso, para verificar se a operação é legal ou se há irregularidades em torno dos termos da lei.

Para conseguir a habilitação, faz-se necessário realizar também um exame avaliatório. Nele, são cobrados conhecimentos das NBC (Normas Brasileiras de Contabilidade) e os Códigos Civil e Processual Civil.

Com as certificações citadas acima, o contador adquire uma gama de ramos nos quais pode atuar. Além disso, elas expandem e aprimoram o olhar do profissional para o processo. Entendendo todas as partes legais e que podem ser auditadas ou julgadas, ele aprende o que deve ser executado para que a contabilidade seja alinhada e bem-feita.

A certificação em contabilidade tornou-se um requisito para os profissionais que querem acompanhar a economia globalizada e estar por dentro das novas tendências do mercado. Invista nessas especializações para ser um destaque no ramo!

Gostou do nosso artigo sobre certificação em contabilidade? Ele foi útil para você? Produzimos muito mais conteúdos que podem contribuir para a sua jornada profissional. Siga-nos no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro de todos os nossos posts, com informações para alavancar o seu sucesso como contador! Vamos lá!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts mais recentes

2 comentários em “4 principais certificações para profissionais da contabilidade”

  1. após a aprovação no Exame de qualificação técnica geral è automático a inclusão do contador no cadastro nacional dos auditores independentes do CFC.

    Responder

Deixe um comentário

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência no uso do site. Ao utilizar nosso site você reconhece que está de acordo com a nossa Política de privacidade.